A atitude e o comportamento de compra da Geração Y e Geração Z face à Fast Fashion e Moda em segunda mão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle Leite da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15672
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling A atitude e o comportamento de compra da Geração Y e Geração Z face à Fast Fashion e Moda em segunda mãoModaModa em Segunda-mãoGeração ZGeração YFast fashionFashionSecond-hand fashionGeneration ZGeneration YDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A moda é, atualmente, uma das indústrias mais lucrativas do mundo, mas também uma das mais criticadas. O modelo de negócio da fast fashion, que globalizou a moda e tornou-a acessível a várias camadas da população, é um modelo assente na exploração dos trabalhadores para maximizar lucros, e numa cultura de ‘desperdício’, que impacta negativamente o nosso ambiente. Neste contexto, surgem outros modelos de negócio, como a moda em segunda mão, capazes de absorver algum do impacto causado pela fast fashion. Ainda que a indústria da moda esteja a investigar formas para melhorar os seus processos e mitigar os seus efeitos, a decisão final reside no consumidor. E, especialmente, nos consumidores das gerações mais novas – geração Y e geração Z. Desta forma, este estudo tem como objetivo compreender e descrever qual a atitude e comportamento de compra de duas gerações – geração Y e geração Z – face a dois modelos de negócio da indústria da moda – Fast fashion e Moda em Segunda mão. Ao longo da investigação, tentou-se compreender como é que as variáveis atitude e comportamento se relacionam neste contexto, e qual o papel das motivações na mesma. Para tal, procedeu-se a um estudo dedutivo, através do método quantitativo, onde se realizou um questionário para recolher os dados. Os resultados desta investigação permitiram concluir que, enquanto a atitude face à fast fashion é tendencialmente neutra, a atitude face à moda em segunda mão é tendencialmente positiva, para ambas as coortes. A frequência de compra de ambas as gerações é mais significativa a nível da fast fashion quando comparada com a moda em segunda mão, mas a geração Z já mostra uma maior adoção à moda em segunda mão. O preço revelou-se como o fator de motivação com mais impacto na compra, pelas duas coortes.ABSTRACT: Fashion is currently one of the most profitable industries in the world, but also one of the most criticized. The fast fashion business model, which has globalized fashion and made it accessible to various layers of the population, is a model based on the exploitation of workers to maximize profits, and on a ‘throwaway’ culture, which negatively impacts our environment. In this context, other business models emerge, such as second-hand fashion, considered more sustainable and capable of absorbing part of the impact caused by fast fashion. While the fashion industry is looking to investigate ways to improve its processes and mitigate its negative effects, the final decision rests with the consumer. And, above all, consumers of the younger generations – generation Y and generation Z. Therefore, this study aimed to understand the attitude and buying behaviour of two generations – generation Y and generation Z – regarding two business models in the fashion industry – Fast Fashion and Second-Hand Fashion. Throughout the investigation, the author tried to understand how different attitudes and behaviours are related in this context, and what role motivations play in it. For this purpose, a deductive and quantitative study was carried out, using a questionnaire for data collection. The results of this research allow us to conclude that while attitude towards fast fashion is significantly neutral, the attitude towards second-hand fashion is significantly positive, for both generations. The purchase frequency of both generations is more significant in terms of fast fashion when compared to second-hand fashion, but Gen Z shows a greater adoption of second-hand fashion. Price proved to be the motivating factor with the greatest impact on the purchase of both fashion business models, for both cohorts.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCorreia, RosárioRCIPLSilva, Danielle Leite da2023-02-20T16:10:28Z2022-11-152022-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15672TID:203229339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:18.312191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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