Fatores que influenciam o comportamento de compra de produtos de moda sustentável da geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Mariana Bernardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27246
Resumo: Nos últimos anos, os termos Sustentabilidade e Economia circular têm ganho cada vez mais espaço para discussão e reflexão. No entanto, algumas das indústrias mais poluentes do mundo, nomeadamente, a Indústria da Moda, continuam a ter um elevado contributo para os problemas ambientais que enfrentamos. Os consumidores estão mais despertos para estas questões, destacando-se a Geração Z, que é mais exigente com as Empresas relativamente à postura que adotam face aos tópicos da sustentabilidade. O presente trabalho pretende compreender os fatores que mais influenciam o comportamento de compra de produtos de moda sustentável da Geração Z. Foram considerados quatro fatores para análise: ambiente que rodeia o consumidor, consciencialização, características dos produtos e valor emocional associado à compra. Para testar esta hipótese foi lançado um questionário que contou com a resposta de 193 indivíduos pertencentes à Geração Z. Para a análise dos dados, primeiramente, foi utilizado o método de Análise de Componentes Principais com o objetivo de reduzir as variáveis. De seguida, as hipóteses foram testadas através de diversas regressões lineares. A análise realizada evidencia que todas as variáveis revelam ter impacto no comportamento de compra, exceto a variável do ambiente que rodeia o consumidor. A variável com maior impacto é o valor emocional associado à compra de produtos de moda sustentável.
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