A influência da responsabilidade social corporativa e da ética empresarial na fidelidade à marca: um estudo empírico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39012 |
Resumo: | A responsabilidade social corporativa (RSC) e a ética empresarial são percebidas como construtos distintos pelo consumidor, embora sejam escassas as pesquisas no campo do marketing com essa perspetiva. Da mesma forma, existem poucos estudos que investigaram a relação da ética empresarial com construtos de marketing. Além disso, não foi investigado o impacto da RSC e da ética empresarial na fidelidade à marca, uma escala recentemente validada. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o impacto da RSC e da ética empresarial na fidelidade à marca. A investigação inicia-se com uma análise bibliométrica e com uma revisão da literatura de RSC, ética empresarial, atitude do consumidor face à marca, amor à marca e fidelidade à marca. A partir desses construtos, foi proposto um modelo teórico, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de v559 respondentes norte-americanos, recrutados pela MTurk. Através do tratamento estatístico dos dados com PLS-SEM, foi demonstrado que a ética empresarial e a RSC exercem um efeito positivo indireto na fidelidade à marca, com relações mediadas pelo amor à marca. Por sua vez, a atitude do consumidor face à marca exerce um efeito indireto na fidelidade à marca, através da mediação do amor à marca.A partir dos resultados, este estudo apresenta várias contribuições académicas: 1) contribui para compreender o estado da arte deste tema de pesquisa; 2) contribui para a abordagem de RSC e da ética empresarial como construtos distintos, sob a ótica do consumidor, e suas relações; 3) contribui para a consolidação do construto fidelidade à marca e suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam a RSC e a ética empresarial como um importante aliado na estratégia da marca. |
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A influência da responsabilidade social corporativa e da ética empresarial na fidelidade à marca: um estudo empíricoResponsabilidade social corporativo,Ética empresarial,Fidelidade à marcaAmor à marcaA responsabilidade social corporativa (RSC) e a ética empresarial são percebidas como construtos distintos pelo consumidor, embora sejam escassas as pesquisas no campo do marketing com essa perspetiva. Da mesma forma, existem poucos estudos que investigaram a relação da ética empresarial com construtos de marketing. Além disso, não foi investigado o impacto da RSC e da ética empresarial na fidelidade à marca, uma escala recentemente validada. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o impacto da RSC e da ética empresarial na fidelidade à marca. A investigação inicia-se com uma análise bibliométrica e com uma revisão da literatura de RSC, ética empresarial, atitude do consumidor face à marca, amor à marca e fidelidade à marca. A partir desses construtos, foi proposto um modelo teórico, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de v559 respondentes norte-americanos, recrutados pela MTurk. Através do tratamento estatístico dos dados com PLS-SEM, foi demonstrado que a ética empresarial e a RSC exercem um efeito positivo indireto na fidelidade à marca, com relações mediadas pelo amor à marca. Por sua vez, a atitude do consumidor face à marca exerce um efeito indireto na fidelidade à marca, através da mediação do amor à marca.A partir dos resultados, este estudo apresenta várias contribuições académicas: 1) contribui para compreender o estado da arte deste tema de pesquisa; 2) contribui para a abordagem de RSC e da ética empresarial como construtos distintos, sob a ótica do consumidor, e suas relações; 3) contribui para a consolidação do construto fidelidade à marca e suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam a RSC e a ética empresarial como um importante aliado na estratégia da marca.Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaRepositório ComumQuezado, Tarcia Camily Cavalcante2022-01-26T17:42:26Z2021-05-242021-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39012TID:202909212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:06:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:06:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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