A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13034 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal |
id |
RCAP_082b0c6d1a22af2134c39917edafa1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitoraCompreensão leitoraFluênciaLeituraLeitura em voz altaLectureFluenceReading loudReading comprehensionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de PortugalO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito deste relatório pretendia-se desenvolver um estudo para avaliar qual a influência de uma rotina de leitura – os ateliês de leitura – na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora. Esse estudo iria decorrer numa turma de 4.º ano, do 1.º CEB. A problemática deste estudo emerge do interesse pessoal pela leitura e pela extrema importância e influência que a mesma tem em todo o percurso escolar e profissional dos indivíduos. Na primeira parte do presente documento, é apresentado o contexto de estágio do 2.º CEB e, posteriormente, é feita uma análise crítica da prática realizada. Na segunda parte, é introduzido o estudo, através da apresentação da questão de partida e das questões secundárias, que iriam guiar toda a prática. Relativamente à metodologia, seria utilizada a observação direta e indireta, mas também a análise documental, uma entrevista à docente cooperante e a realização de um questionário aos alunos. Seria expectável obter resultados que comprovassem que existe uma relação positiva entre uma rotina de leitura diária – os ateliês de leitura – a qualidade da leitura em voz alta e o desenvolvimento da compreensão leitora.ABSTRACT The following report appears within the scope of Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice II (STP II), inserted on study plan of Master in Teaching of the 1º Cycle of Basic Education and Portuguese Education and History and Portugal Geography on the 2º Cycle of Basic Education (CBE). The scope of this report pretends to develop a study to evaluate what is the influence of a lecture routine – reading workshops – reading loud quality and lecture comprehension development. This study will elapse in a 4º Year Class from the 1º CEB. This study problematic emerges from the personal interest for reading and extreme importance and influence that it has through all the school and professional path of individuals. In the first part of the present document, the intership program of 2º CEB is presented, and, previously, a critical analysis of the practice is carried out. In the second part, is introduced the study, through an apresentation of the starting point and secondary questions that would guide the whole practice. In regards to the methodology, it would be used the direct and indirect observation, but also the documental analysis, an enterview to the cooperating teacher and a questionnaire for students. It would be expectable to obtain results that would proof a positive relation between a diary lecture routine – reading workshops – the quality of reading loud and the development of reading comprehension.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLBatista, Ana Rita Calhanas2021-03-04T12:34:03Z2021-01-182021-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13034TID:202641015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:03.183095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
title |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
spellingShingle |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora Batista, Ana Rita Calhanas Compreensão leitora Fluência Leitura Leitura em voz alta Lecture Fluence Reading loud Reading comprehension |
title_short |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
title_full |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
title_fullStr |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
title_sort |
A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora |
author |
Batista, Ana Rita Calhanas |
author_facet |
Batista, Ana Rita Calhanas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Encarnação RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ana Rita Calhanas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora Fluência Leitura Leitura em voz alta Lecture Fluence Reading loud Reading comprehension |
topic |
Compreensão leitora Fluência Leitura Leitura em voz alta Lecture Fluence Reading loud Reading comprehension |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-04T12:34:03Z 2021-01-18 2021-01-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13034 TID:202641015 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13034 |
identifier_str_mv |
TID:202641015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133481172729856 |