A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Rita Calhanas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13034
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal
id RCAP_082b0c6d1a22af2134c39917edafa1d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitoraCompreensão leitoraFluênciaLeituraLeitura em voz altaLectureFluenceReading loudReading comprehensionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de PortugalO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito deste relatório pretendia-se desenvolver um estudo para avaliar qual a influência de uma rotina de leitura – os ateliês de leitura – na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora. Esse estudo iria decorrer numa turma de 4.º ano, do 1.º CEB. A problemática deste estudo emerge do interesse pessoal pela leitura e pela extrema importância e influência que a mesma tem em todo o percurso escolar e profissional dos indivíduos. Na primeira parte do presente documento, é apresentado o contexto de estágio do 2.º CEB e, posteriormente, é feita uma análise crítica da prática realizada. Na segunda parte, é introduzido o estudo, através da apresentação da questão de partida e das questões secundárias, que iriam guiar toda a prática. Relativamente à metodologia, seria utilizada a observação direta e indireta, mas também a análise documental, uma entrevista à docente cooperante e a realização de um questionário aos alunos. Seria expectável obter resultados que comprovassem que existe uma relação positiva entre uma rotina de leitura diária – os ateliês de leitura – a qualidade da leitura em voz alta e o desenvolvimento da compreensão leitora.ABSTRACT The following report appears within the scope of Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice II (STP II), inserted on study plan of Master in Teaching of the 1º Cycle of Basic Education and Portuguese Education and History and Portugal Geography on the 2º Cycle of Basic Education (CBE). The scope of this report pretends to develop a study to evaluate what is the influence of a lecture routine – reading workshops – reading loud quality and lecture comprehension development. This study will elapse in a 4º Year Class from the 1º CEB. This study problematic emerges from the personal interest for reading and extreme importance and influence that it has through all the school and professional path of individuals. In the first part of the present document, the intership program of 2º CEB is presented, and, previously, a critical analysis of the practice is carried out. In the second part, is introduced the study, through an apresentation of the starting point and secondary questions that would guide the whole practice. In regards to the methodology, it would be used the direct and indirect observation, but also the documental analysis, an enterview to the cooperating teacher and a questionnaire for students. It would be expectable to obtain results that would proof a positive relation between a diary lecture routine – reading workshops – the quality of reading loud and the development of reading comprehension.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLBatista, Ana Rita Calhanas2021-03-04T12:34:03Z2021-01-182021-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13034TID:202641015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:03.183095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
title A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
spellingShingle A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
Batista, Ana Rita Calhanas
Compreensão leitora
Fluência
Leitura
Leitura em voz alta
Lecture
Fluence
Reading loud
Reading comprehension
title_short A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
title_full A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
title_fullStr A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
title_full_unstemmed A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
title_sort A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora
author Batista, Ana Rita Calhanas
author_facet Batista, Ana Rita Calhanas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Rita Calhanas
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Fluência
Leitura
Leitura em voz alta
Lecture
Fluence
Reading loud
Reading comprehension
topic Compreensão leitora
Fluência
Leitura
Leitura em voz alta
Lecture
Fluence
Reading loud
Reading comprehension
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04T12:34:03Z
2021-01-18
2021-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13034
TID:202641015
url http://hdl.handle.net/10400.21/13034
identifier_str_mv TID:202641015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133481172729856