A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Fausto Tavares de Carvalho
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22438
Resumo: Mestrado em Gestão/M.B.A.
id RCAP_0830493147a233b869e184551cd7950b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)GestãoFunções de GestãoObjectivoEstratégiaEmpresasRecursosManagementManagement FunctionsPurposesStrategyEnterprisesResourcesMestrado em Gestão/M.B.A.Desde os primórdios da civilização que a administração de negócios tem vindo a merecer particular atenção. O aparecimento e desenvolvimento da tecnologia aliados à importância e necessidade em optimizar e racionalizar os factores de produção e outros recursos, cada vez mais escassos, têm fomentado a aplicação de técnicas e o uso de instrumentos de gestão. Por sua vez, sentiu-se a necessidade em tratar claramente e distinguir nas organizações as funções de gestão — planeamento, organização, direcção e controlo. Assegurar condições para o desenvolvimento empresarial a longo prazo exige orientações ao nível da política empresarial e, sobretudo, o estabelecimento da estratégia empresarial assente na prévia determinação dos objectivos. Hoje em dia, é fundamental qualquer organização delinear a sua estratégia à qual obedecem as metodologias com mais ou menos variantes que, em qualquer caso, terão de considerar os recursos disponíveis no quadro da análise das forças e fraquezas e as condições do contexto envolvente que se traduz na análise das oportunidades e ameaças onde ocupam particular relevo os clientes ou consumidores, os concorrentes e os fornecedores. No âmbito dos fundamentos teóricos abordados procurou-se enquadrar o tema e tratar as condições particulares de desenvolvimento da indústria angolana. A tarefa, levada a cabo através de um estudo empírico levou-nos a comprovar terem as empresas em geral dificuldades de diverso tipo, conforme estudo, do facto da maior parte dos gestores angolanos possuírem um baixo nível de formação não conhecendo, inclusive em muitos casos, a essência das funções de gestão nem os fundamentos mínimos da estratégia empresarial. Para tal, concorrem causas endógenas e exógenas às próprias empresas. A solução desses problemas passa por decisões importantes a serem tomadas pelos responsáveis ao nível das próprias unidades económicas e ao nível do Estado, dado o seu papel estruturante para a transformação da economia empresarial angolana.Since the origins of the civilization, that the management of the business has deserved particular attention. The technology appearing and development associated to the importance and to the necessity in development and rationalize the factors of the production and others resources, more and more scanties, have fomented the aplications of technics and the use of management Instruments. Consequently, it was felt the necessity in treat clearly and distinguish in the organizations, the management functions — planning, organization, direction and control. Assure conditions to the enterprise development at long date, require orientations at the enterprise policy level and above all, the establishment of the enterprise strategy decided in the previous determination of the purposes. Nowadays is essential for all the organizations draw their own strategy which obey to the methodologies with more or less variants that in any case will have to take into consideration the available resources in the analysis chart of the strengths and weaknesses and conditions of the enveloping context that is translate in the analysis of the opportunities and threats where have particular relief the clients or consumers the rivals and the furnishers. In the ambit of the theoretical foundations broached it was tried to fit in the theme and it was treat the particular conditions of the angolan industry development. The process behaved through an empiric study made us confirm that the enterprises have in general different kind of difficulties, according to the study to the fact of the majority of the angolan managers have a low level of formation ignorating inclusive in many cases the essence of the management functions nor even the smellest foundations of the enterprise strategy. For that apply endogenous and exogenous causes to their own enterprises. The solution of those problems pass by important decisions taked by the responsables at the level of the own economic units and at the state level because of their structural role to the transformation of the angolan enterprising economy.Instituto Superior de Economia e GestãoFelício, JoséRepositório da Universidade de LisboaSimões, Fausto Tavares de Carvalho2021-10-28T14:53:39Z1997-101997-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22438porSimões, Fausto Tavares de Carvalho (1997). “A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:51.862102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
title A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
spellingShingle A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
Simões, Fausto Tavares de Carvalho
Gestão
Funções de Gestão
Objectivo
Estratégia
Empresas
Recursos
Management
Management Functions
Purposes
Strategy
Enterprises
Resources
title_short A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
title_full A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
title_fullStr A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
title_full_unstemmed A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
title_sort A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)
author Simões, Fausto Tavares de Carvalho
author_facet Simões, Fausto Tavares de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felício, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Fausto Tavares de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Funções de Gestão
Objectivo
Estratégia
Empresas
Recursos
Management
Management Functions
Purposes
Strategy
Enterprises
Resources
topic Gestão
Funções de Gestão
Objectivo
Estratégia
Empresas
Recursos
Management
Management Functions
Purposes
Strategy
Enterprises
Resources
description Mestrado em Gestão/M.B.A.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-10
1997-10-01T00:00:00Z
2021-10-28T14:53:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22438
url http://hdl.handle.net/10400.5/22438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões, Fausto Tavares de Carvalho (1997). “A importância das funções de gestão na estratégia empresarial (o caso da indústria angolana)”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161280118784