A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18666 |
Resumo: | A Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino. |
id |
RCAP_0831dc3c71fbc936e1d9bd91ef07c257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18666 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise NetnográficaTurismo culturalTurismo literárioNetnografiaAnálise de conteúdoAssociações de memóriaImagem de marcaFundação José SaramagoCasa dos BicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino.Oliveira, MarceloRepositório ComumAntónio, Maria Manuela Machado2017-07-21T18:34:35Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18666TID:201719509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:04.757451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
title |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
spellingShingle |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica António, Maria Manuela Machado Turismo cultural Turismo literário Netnografia Análise de conteúdo Associações de memória Imagem de marca Fundação José Saramago Casa dos Bicos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
title_full |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
title_fullStr |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
title_full_unstemmed |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
title_sort |
A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica |
author |
António, Maria Manuela Machado |
author_facet |
António, Maria Manuela Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
António, Maria Manuela Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo cultural Turismo literário Netnografia Análise de conteúdo Associações de memória Imagem de marca Fundação José Saramago Casa dos Bicos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Turismo cultural Turismo literário Netnografia Análise de conteúdo Associações de memória Imagem de marca Fundação José Saramago Casa dos Bicos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-21T18:34:35Z 2017-07-18 2017-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18666 TID:201719509 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18666 |
identifier_str_mv |
TID:201719509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135488292945920 |