Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37573 |
Resumo: | O presente relatório intitulado de “Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com a leitura e a escrita. Como tal, sabe-se atualmente que as crianças antes de frequentarem o ensino formal já possuem conhecimentos (conceções) sobre estas competências, uma vez que resultaram de situações vivenciadas. Assim sendo, o educador tem o papel crucial de criar ambientes educativos ricos em linguagem escrita que serviam de ponto de partida para a literacia. Para o efeito, o educador deve, na sua prática, utilizar ferramentas que permitam criar oportunidades de as crianças interagirem com a escrita e a leitura, de forma a promover as mesmas. Neste sentido, este documento irá centrar-se na importância de promover a leitura e a escrita no ensino pré-escolar, com o recurso a materiais didáticos apelativos, lúdicos e manipuláveis. Para a investigação será utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, os registos descritivos e os registos fotográficos. Por fim, com a análise dos dados pretende-se realizar uma reflexão referente à temática enunciada anteriormente. |
id |
RCAP_083b6caf60ff45597e20bb2a3fd6c732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37573 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolarCriançasEducação Pré-EscolarLeituraEscritaMateriais DidáticosO presente relatório intitulado de “Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com a leitura e a escrita. Como tal, sabe-se atualmente que as crianças antes de frequentarem o ensino formal já possuem conhecimentos (conceções) sobre estas competências, uma vez que resultaram de situações vivenciadas. Assim sendo, o educador tem o papel crucial de criar ambientes educativos ricos em linguagem escrita que serviam de ponto de partida para a literacia. Para o efeito, o educador deve, na sua prática, utilizar ferramentas que permitam criar oportunidades de as crianças interagirem com a escrita e a leitura, de forma a promover as mesmas. Neste sentido, este documento irá centrar-se na importância de promover a leitura e a escrita no ensino pré-escolar, com o recurso a materiais didáticos apelativos, lúdicos e manipuláveis. Para a investigação será utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, os registos descritivos e os registos fotográficos. Por fim, com a análise dos dados pretende-se realizar uma reflexão referente à temática enunciada anteriormente.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumPereira, Raquel Alexandra Lopes2021-09-27T13:35:29Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37573202765474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.654672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
title |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
spellingShingle |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar Pereira, Raquel Alexandra Lopes Crianças Educação Pré-Escolar Leitura Escrita Materiais Didáticos |
title_short |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
title_full |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
title_fullStr |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
title_sort |
Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar |
author |
Pereira, Raquel Alexandra Lopes |
author_facet |
Pereira, Raquel Alexandra Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Raquel Alexandra Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Educação Pré-Escolar Leitura Escrita Materiais Didáticos |
topic |
Crianças Educação Pré-Escolar Leitura Escrita Materiais Didáticos |
description |
O presente relatório intitulado de “Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com a leitura e a escrita. Como tal, sabe-se atualmente que as crianças antes de frequentarem o ensino formal já possuem conhecimentos (conceções) sobre estas competências, uma vez que resultaram de situações vivenciadas. Assim sendo, o educador tem o papel crucial de criar ambientes educativos ricos em linguagem escrita que serviam de ponto de partida para a literacia. Para o efeito, o educador deve, na sua prática, utilizar ferramentas que permitam criar oportunidades de as crianças interagirem com a escrita e a leitura, de forma a promover as mesmas. Neste sentido, este documento irá centrar-se na importância de promover a leitura e a escrita no ensino pré-escolar, com o recurso a materiais didáticos apelativos, lúdicos e manipuláveis. Para a investigação será utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, os registos descritivos e os registos fotográficos. Por fim, com a análise dos dados pretende-se realizar uma reflexão referente à temática enunciada anteriormente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27T13:35:29Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37573 202765474 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37573 |
identifier_str_mv |
202765474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034713133056 |