Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raquel Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37573
Resumo: O presente relatório intitulado de “Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com a leitura e a escrita. Como tal, sabe-se atualmente que as crianças antes de frequentarem o ensino formal já possuem conhecimentos (conceções) sobre estas competências, uma vez que resultaram de situações vivenciadas. Assim sendo, o educador tem o papel crucial de criar ambientes educativos ricos em linguagem escrita que serviam de ponto de partida para a literacia. Para o efeito, o educador deve, na sua prática, utilizar ferramentas que permitam criar oportunidades de as crianças interagirem com a escrita e a leitura, de forma a promover as mesmas. Neste sentido, este documento irá centrar-se na importância de promover a leitura e a escrita no ensino pré-escolar, com o recurso a materiais didáticos apelativos, lúdicos e manipuláveis. Para a investigação será utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, os registos descritivos e os registos fotográficos. Por fim, com a análise dos dados pretende-se realizar uma reflexão referente à temática enunciada anteriormente.
id RCAP_083b6caf60ff45597e20bb2a3fd6c732
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolarCriançasEducação Pré-EscolarLeituraEscritaMateriais DidáticosO presente relatório intitulado de “Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com a leitura e a escrita. Como tal, sabe-se atualmente que as crianças antes de frequentarem o ensino formal já possuem conhecimentos (conceções) sobre estas competências, uma vez que resultaram de situações vivenciadas. Assim sendo, o educador tem o papel crucial de criar ambientes educativos ricos em linguagem escrita que serviam de ponto de partida para a literacia. Para o efeito, o educador deve, na sua prática, utilizar ferramentas que permitam criar oportunidades de as crianças interagirem com a escrita e a leitura, de forma a promover as mesmas. Neste sentido, este documento irá centrar-se na importância de promover a leitura e a escrita no ensino pré-escolar, com o recurso a materiais didáticos apelativos, lúdicos e manipuláveis. Para a investigação será utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, os registos descritivos e os registos fotográficos. Por fim, com a análise dos dados pretende-se realizar uma reflexão referente à temática enunciada anteriormente.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumPereira, Raquel Alexandra Lopes2021-09-27T13:35:29Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37573202765474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.654672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
title Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
spellingShingle Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
Pereira, Raquel Alexandra Lopes
Crianças
Educação Pré-Escolar
Leitura
Escrita
Materiais Didáticos
title_short Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
title_full Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
title_fullStr Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
title_full_unstemmed Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
title_sort Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar
author Pereira, Raquel Alexandra Lopes
author_facet Pereira, Raquel Alexandra Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Raquel Alexandra Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação Pré-Escolar
Leitura
Escrita
Materiais Didáticos
topic Crianças
Educação Pré-Escolar
Leitura
Escrita
Materiais Didáticos
description O presente relatório intitulado de “Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com a leitura e a escrita. Como tal, sabe-se atualmente que as crianças antes de frequentarem o ensino formal já possuem conhecimentos (conceções) sobre estas competências, uma vez que resultaram de situações vivenciadas. Assim sendo, o educador tem o papel crucial de criar ambientes educativos ricos em linguagem escrita que serviam de ponto de partida para a literacia. Para o efeito, o educador deve, na sua prática, utilizar ferramentas que permitam criar oportunidades de as crianças interagirem com a escrita e a leitura, de forma a promover as mesmas. Neste sentido, este documento irá centrar-se na importância de promover a leitura e a escrita no ensino pré-escolar, com o recurso a materiais didáticos apelativos, lúdicos e manipuláveis. Para a investigação será utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, os registos descritivos e os registos fotográficos. Por fim, com a análise dos dados pretende-se realizar uma reflexão referente à temática enunciada anteriormente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T13:35:29Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37573
202765474
url http://hdl.handle.net/10400.26/37573
identifier_str_mv 202765474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034713133056