Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24130 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489 |
Resumo: | Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita. |
id |
RCAP_2806872697dccbaa97e6b88cb8100b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolarLeituraEscritaEducação Pré-EscolarNeste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/254892019-01-21T15:54:00Z2019-01-212017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24130http://hdl.handle.net/10174/24130https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489por1981-2582ndapb@uevora.ptCardoso, Ana MartaBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:52.296922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
title |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
spellingShingle |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar Cardoso, Ana Marta Leitura Escrita Educação Pré-Escolar |
title_short |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
title_full |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
title_fullStr |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
title_sort |
Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
author |
Cardoso, Ana Marta |
author_facet |
Cardoso, Ana Marta Balça, Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Marta Balça, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Educação Pré-Escolar |
topic |
Leitura Escrita Educação Pré-Escolar |
description |
Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2019-01-21T15:54:00Z 2019-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24130 http://hdl.handle.net/10174/24130 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24130 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1981-2582 nd apb@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25489 |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25489 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136630904193024 |