Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Marta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Balça, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24130
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489
Resumo: Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.
id RCAP_2806872697dccbaa97e6b88cb8100b13
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolarLeituraEscritaEducação Pré-EscolarNeste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/254892019-01-21T15:54:00Z2019-01-212017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24130http://hdl.handle.net/10174/24130https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489por1981-2582ndapb@uevora.ptCardoso, Ana MartaBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:52.296922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
title Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
spellingShingle Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
Cardoso, Ana Marta
Leitura
Escrita
Educação Pré-Escolar
title_short Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
title_full Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
title_fullStr Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
title_sort Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
author Cardoso, Ana Marta
author_facet Cardoso, Ana Marta
Balça, Ângela
author_role author
author2 Balça, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Marta
Balça, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Educação Pré-Escolar
topic Leitura
Escrita
Educação Pré-Escolar
description Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-01-21T15:54:00Z
2019-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24130
http://hdl.handle.net/10174/24130
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489
url http://hdl.handle.net/10174/24130
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1981-2582
nd
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25489
publisher.none.fl_str_mv Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25489
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136630904193024