A formação e o trabalho do coordenador pedagógico: por uma epistemologia da prática coordenativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Maria Cristina Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31834
Resumo: Este estudo aborda questões relativas à formação inicial, à formação continuada e ao trabalho de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas de educação básica a partir de duas pesquisas em andamento. Apontam-se alguns desafios presentes na formação e no trabalho do coordenador pedagógico, apresentando outros caminhos para essa formação tanto em nível de graduação, como de pós-graduação. Foram priorizados estudos que problematizam aspectos relacionados à formação e ao trabalho dos profissionais que exercem a gestão pedagógica em escolas de educação básica. De natureza qualitativa, este estudo, no que tange à formação inicial dos professores futuros coordenadores pedagógicos, privilegiou como instrumento para a recolha de dados o questionário semiestruturado, aplicado a alunas da turma de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade privada do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Para a discussão sobre a formação continuada, foram coletados dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos em duas universidades de Minas Gerais que ofertaram um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, no âmbito de uma política de formação articulada pelo governo federal. Os resultados apontam fragilidades na formação inicial no que se refere a questões relativas ao papel a ser assumido como formador de professores no âmbito das escolas de educação básica e preocupações advindas dos coordenadores já em exercício nessas escolas sobre questões que permeiam o cotidiano do trabalho por esses profissionais desenvolvido e que, muitas vezes, exige formação continuada, condições de trabalho e de desenvolvimento profissional.
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