Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23374
Resumo: Vivemos num período de grandes e rápidas alterações sociais. O desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação resultou em grandes mudanças na sociedade, sendo a mais evidente o facto de o acesso à internet ser hoje uma regra e não uma exceção. Este facto faz com que as empresas alterem a forma como distribuem a sua mensagem adaptando-se assim a um mundo mais digital. Apesar de muitas empresas business-toconsumer (B2C) já adotarem estratégias de comunicação mais digitais na promoção da sua marca, o mesmo não se verifica nas empresas businessto- business (B2B). É neste sentido que nasce o propósito desta investigação, que consiste em aplicar as estratégias de comunicação digital de empresas B2C num contexto B2B e analisar quais as que produzem melhores resultados. A metodologia seguida para o efeito foi a análise de várias estratégias de comunicação digital de empresas B2C e adaptá-las posteriormente à empresa B2B em estudo. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas às várias estratégias implementadas de maneira a compreender o seu impacto na promoção marca da empresa. Apesar dos resultados em relação à problemática não terem sido conclusivos, foi possível concluir que, no inicio da sua implementação, uma estratégia de comunicação digital tem um grande impacto na comunicação interna da empresa.
id RCAP_086e371e2fe804ed5992762597ecb6a8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2BComunicação multimédiaComunicações digitaisPequenas e médias empresas - MarketingEstratégias de comunicaçãoVivemos num período de grandes e rápidas alterações sociais. O desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação resultou em grandes mudanças na sociedade, sendo a mais evidente o facto de o acesso à internet ser hoje uma regra e não uma exceção. Este facto faz com que as empresas alterem a forma como distribuem a sua mensagem adaptando-se assim a um mundo mais digital. Apesar de muitas empresas business-toconsumer (B2C) já adotarem estratégias de comunicação mais digitais na promoção da sua marca, o mesmo não se verifica nas empresas businessto- business (B2B). É neste sentido que nasce o propósito desta investigação, que consiste em aplicar as estratégias de comunicação digital de empresas B2C num contexto B2B e analisar quais as que produzem melhores resultados. A metodologia seguida para o efeito foi a análise de várias estratégias de comunicação digital de empresas B2C e adaptá-las posteriormente à empresa B2B em estudo. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas às várias estratégias implementadas de maneira a compreender o seu impacto na promoção marca da empresa. Apesar dos resultados em relação à problemática não terem sido conclusivos, foi possível concluir que, no inicio da sua implementação, uma estratégia de comunicação digital tem um grande impacto na comunicação interna da empresa.We live in a time of big and quick social changes. The development of the information and communication technologies has resulted in major changes in the society, being the most evident the fact that Internet access is now a rule and not an exception. This makes companies change the way they distribute their message thus adapting to a more digital world. Although many business-toconsumer (B2C) companies are already adopting a more digital strategy in promoting their brand, the same isn’t true to business-to-business (B2B) companies. The purpose of this investigation is to apply digital communication strategies usual used in B2C companies in a B2B context. The methodology followed to meet this purpose was the analysis of several digital communication strategies of B2C companies and then adapting them to the B2B company under study. Quantitative and qualitative analyzes were carried out on the various strategies implemented to see their impact on the brand. Although the results were not conclusive, it was possible to conclude that, at the beginning of its implementation, a digital communication strategy has a great impact on the internal communication of the company.Universidade de Aveiro2018-06-05T10:51:42Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23374TID:201943751porSilva, Ana Cristina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:14:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:14:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
title Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
spellingShingle Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
Silva, Ana Cristina Teixeira
Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Pequenas e médias empresas - Marketing
Estratégias de comunicação
title_short Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
title_full Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
title_fullStr Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
title_sort Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital para a promoção da marca de uma empresa B2B
author Silva, Ana Cristina Teixeira
author_facet Silva, Ana Cristina Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Pequenas e médias empresas - Marketing
Estratégias de comunicação
topic Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Pequenas e médias empresas - Marketing
Estratégias de comunicação
description Vivemos num período de grandes e rápidas alterações sociais. O desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação resultou em grandes mudanças na sociedade, sendo a mais evidente o facto de o acesso à internet ser hoje uma regra e não uma exceção. Este facto faz com que as empresas alterem a forma como distribuem a sua mensagem adaptando-se assim a um mundo mais digital. Apesar de muitas empresas business-toconsumer (B2C) já adotarem estratégias de comunicação mais digitais na promoção da sua marca, o mesmo não se verifica nas empresas businessto- business (B2B). É neste sentido que nasce o propósito desta investigação, que consiste em aplicar as estratégias de comunicação digital de empresas B2C num contexto B2B e analisar quais as que produzem melhores resultados. A metodologia seguida para o efeito foi a análise de várias estratégias de comunicação digital de empresas B2C e adaptá-las posteriormente à empresa B2B em estudo. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas às várias estratégias implementadas de maneira a compreender o seu impacto na promoção marca da empresa. Apesar dos resultados em relação à problemática não terem sido conclusivos, foi possível concluir que, no inicio da sua implementação, uma estratégia de comunicação digital tem um grande impacto na comunicação interna da empresa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-05T10:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23374
TID:201943751
url http://hdl.handle.net/10773/23374
identifier_str_mv TID:201943751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543673290686464