Avaliação e desenvolvimento do pensamento algébrico numa turma do 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Sara Alexandra Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15434
Resumo: Este estudo pretende analisar os níveis de pensamento algébrico de alunos do 10.º ano de escolaridade. Para atingir esta finalidade, pretendo dar resposta às seguintes questões de investigação: i) Quais os níveis de pensamento algébrico mais comuns de alunos que frequentam uma turma do 10.º ano de escolaridade? ii) Quais os tipos de erros mais comuns que alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade cometem, na realização de tarefas de índole algébrica? Considerando a natureza das questões de investigação, realizou-se um estudo de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso exploratório de uma turma que frequenta o 10º ano numa escola de Aveiro. Para isso, foram recolhidos dados através da resolução de tarefas realizadas pelos alunos, numa ficha de trabalho e num teste de avaliação. Os resultados mostram que a maioria das respostas dadas pelos alunos estão no nível 1 e 2 de pensamento algébrico, no entanto, verifica-se que há evolução nos processos de pensamento algébrico dos alunos. É possível observar também que a maioria dos erros cometidos têm origem na utilização indevida de fórmulas ou procedimentos.
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