Anotação Emocional de Filmes com Gamificação
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54230 |
Resumo: | Tese de mestrado, Engenharia Informática (Sistema de Informação) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2022 |
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Anotação Emocional de Filmes com GamificaçãoAnotações de filmesModelos de Representação EmocionalElementos de GamificaçãoEmotional JournalComputação AfetivaTeses de mestrado - 2022Departamento de InformáticaTese de mestrado, Engenharia Informática (Sistema de Informação) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2022O entretenimento esteve sempre presente nas atividades humanas, satisfazendo necessidades e desempenhando um papel na vida dos indivíduos e das comunidades. Em particular, os filmes e os jogos têm um forte impacto emocional sobre nós; os primeiros com o seu rico conteúdo multimédia e a própria história e os segundos tendem a desafiar-nos e a cativar-nos a enfrentar desafios e, espera-se, alcançar experiências e resultados gratificantes. Nesta dissertação apresentamos uma aplicação web desenvolvida no laboratório de investigação LASIGE (DI-FCUL), concebida e desenvolvida para aceder a filmes com base no impacto emocional, com o foco na anotação emocional de filmes, utilizando diferentes representações emocionais e elementos de gamificação no sentido de incentivar mais os utilizadores nestas tarefas, para além das suas motivações intrínsecas. Estas anotações, com abordagens de Machine Learning, podem ajudar a enriquecer a classificação emocional dos filmes e o seu impacto nos utilizadores, ajudando mais tarde a encontrar filmes baseados nesse impacto. Podem também ser guardadas como notas pessoais, num diário (Personal Journal), onde os utilizadores registam os filmes que mais apreciam, e que podem rever e até mesmo comparar ao longo da sua jornada. Apresentam-se também os dois momentos de avaliação com grupos de participantes, permitindo avaliar e aprender sobre a utilidade, usabilidade e a experiência do utilizador com a aplicação, identificando as características e direções mais promissoras para os futuros melhoramentos e desenvolvimentos.Entertainment has always been present in human activities, satisfying needs and playing a role in the lives of individuals and communities. In particular, movies and games have a strong emotional impact on us; the first with their rich multimedia content and the story itself, and the second tend to challenge and entice us to face challenges and hopefully achieve rewarding experiences and results. In this dissertation we present a web application developed at LASIGE research lab (DIFCUL), designed and developed to access movies based on emotional impact, focusing on emotional annotation of movies, using different emotional representations and gamification elements in order to further encourage users in these tasks, beyond their intrinsic motivations. These annotations, with machine learning approaches, can help enrich the emotional classification of films and their impact on users, later helping to find films based on that impact. They can also be kept as personal notes, in a diary (Personal Journal), where users record the movies they enjoy most, and which they can review and even compare along their journey. The two evaluation moments with groups of participants are also presented, allowing us to evaluate and learn about the usefulness, usability, and the user experience with the application, identifying the most promising features and directions for future improvements and developments.Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-Ribeiro, Cláudia Sofia SevivasRepositório da Universidade de LisboaNunes, Lino Humberto Ferreira Pina2022-08-30T14:07:07Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54230enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:08.957260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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