Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33019 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito. |
id |
RCAP_087af689a9bfb82924bdae1dbbba886d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridadeConsciência linguísticaEnsino básico (1º ciclo)Neste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito.Consejería de Educación y Cultura del Gobierno de ExtremaduraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Ana RitaCardoso, AdrianaPereira, Susana2018-04-26T14:12:53Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33019porSantos, A., Cardoso, A. & Pereira, S. (2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tejuelo, Monográfico n.º 10, 84-100. [Acesso aberto: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/2664]1988-8430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:59.886274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
title |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade Santos, Ana Rita Consciência linguística Ensino básico (1º ciclo) |
title_short |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
title_full |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
title_sort |
Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade |
author |
Santos, Ana Rita |
author_facet |
Santos, Ana Rita Cardoso, Adriana Pereira, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Adriana Pereira, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Rita Cardoso, Adriana Pereira, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência linguística Ensino básico (1º ciclo) |
topic |
Consciência linguística Ensino básico (1º ciclo) |
description |
Neste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2018-04-26T14:12:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33019 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, A., Cardoso, A. & Pereira, S. (2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tejuelo, Monográfico n.º 10, 84-100. [Acesso aberto: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/2664] 1988-8430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Consejería de Educación y Cultura del Gobierno de Extremadura |
publisher.none.fl_str_mv |
Consejería de Educación y Cultura del Gobierno de Extremadura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134408010104832 |