Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Suzete Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13281
Resumo: Tendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.
id RCAP_087dd3ca10df29a4ceef0715aefc32b8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do PortoComunicaçãoDocumentação e informaçãoMarketing de serviçosPlano de marketingMarketing planCommunicationDocumentation and informationMarketing servicesGestãoTendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.Having as a premise the importance of marketing and communication as fundamental management tools for any organization, the present research aimed to know and understand the different specificities of the Documentation and Information Service of the Faculty of Engineering of Porto, with the purpose of presenting a Plan of Marketing and Communication. The methodology used was the case study in a qualitative approach using structured interviews with those responsible for the different services. The case study is a particularly appropriate methodological approach to research when it comes to understanding, exploring or describing complex events and contexts in which various factors are simultaneously involved. The analysis of the information collected, both in the context of the bibliographic review and the interviews, allowed to point out certain shortcomings in the scope of strategic planning, both internally and externally. Within this frame of reference and within a line of thinking, in which both marketing and communication are influenced by constant changes, it became evident as necessary the development of strategies that allow facing the market in a sustainable way. In fact, information marketing can contribute as an innovative approach to the management of information units. Knowledge of marketing techniques applied to the management of information and knowledge becomes fundamental at a time when society, in constant transformation, is increasingly digital. In this context, and based on the diagnosis made, a Marketing and Communication Plan for the Documentation and Information Services of the Faculty of Engineering of the University of Porto was elaborated with a view to reinforcing its image among real users, but also with the objective of attracting new users.Terra, Ana LúciaSantos, José de FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoReis, Ana Suzete Pires2019-03-30T11:29:20Z2018-12-142018-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13281TID:202207269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:24.572105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
title Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
spellingShingle Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Reis, Ana Suzete Pires
Comunicação
Documentação e informação
Marketing de serviços
Plano de marketing
Marketing plan
Communication
Documentation and information
Marketing services
Gestão
title_short Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
title_full Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
title_fullStr Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
title_full_unstemmed Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
title_sort Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
author Reis, Ana Suzete Pires
author_facet Reis, Ana Suzete Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Ana Lúcia
Santos, José de Freitas
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Suzete Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Documentação e informação
Marketing de serviços
Plano de marketing
Marketing plan
Communication
Documentation and information
Marketing services
Gestão
topic Comunicação
Documentação e informação
Marketing de serviços
Plano de marketing
Marketing plan
Communication
Documentation and information
Marketing services
Gestão
description Tendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2018-12-14T00:00:00Z
2019-03-30T11:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13281
TID:202207269
url http://hdl.handle.net/10400.22/13281
identifier_str_mv TID:202207269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131426822553600