O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Míria Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.4299
Resumo: Partindo da meta de universalização do atendimento à população de 15 a 17anos (Meta 3 PNE/Brasil 2011-2020) e da proposição da Lei n. 11.741/2008, que integra ensino médio e educação profissional, retomamos a discussão sobre o ensino da literatura nessa etapa da educação básica, ressaltando a diversidade sócio-econômico-cultural dos sujeitos que a constitui. Para isso,defendemos a presença de obras canônicas e não-canônicas, baseando-nos no conceito de polifonia (Bakhtin, 1997) e nas características da "literatura menor" de Deleuze e Guattari (1977), em que a perspectiva da minoria é construída em uma "linguagem maior", designando a dimensão política e as condições revolucionárias de textos literários. Abre-se espaço de expressão a outras comunidades e forjam-se os meios para outras consciências e outras sensibilidades. Nosso principal objetivo é a construção de práticas de leituramenor e polifônicas em que o contato entre as vozes de professores e alunos e as vozes dos textos literários levem leitores a posicionamentos críticos. Palavras-chave Ensino da leitura e da literatura; Ensino médio; Diversidade e polifonia
id RCAP_088fe502b3422a69478bfbdf3434d5b7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifoniaLa enseñanza de la lectura y de la literatura en la educación secundaria en Brasil: controversias, diversidad e polifoníaO ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifoniaArtigosPartindo da meta de universalização do atendimento à população de 15 a 17anos (Meta 3 PNE/Brasil 2011-2020) e da proposição da Lei n. 11.741/2008, que integra ensino médio e educação profissional, retomamos a discussão sobre o ensino da literatura nessa etapa da educação básica, ressaltando a diversidade sócio-econômico-cultural dos sujeitos que a constitui. Para isso,defendemos a presença de obras canônicas e não-canônicas, baseando-nos no conceito de polifonia (Bakhtin, 1997) e nas características da "literatura menor" de Deleuze e Guattari (1977), em que a perspectiva da minoria é construída em uma "linguagem maior", designando a dimensão política e as condições revolucionárias de textos literários. Abre-se espaço de expressão a outras comunidades e forjam-se os meios para outras consciências e outras sensibilidades. Nosso principal objetivo é a construção de práticas de leituramenor e polifônicas em que o contato entre as vozes de professores e alunos e as vozes dos textos literários levem leitores a posicionamentos críticos. Palavras-chave Ensino da leitura e da literatura; Ensino médio; Diversidade e polifoniaBased on the goals of universal attendance across the population aged 15 to17 (Goal 3 from the Plano Nacional de Educação - Brazil 2011-2020) and onthe proposal of Law nr. 11.741/2008, which integrates secondary education and professional education, we review the discussion about the curriculum for this stage of primary education, highlighting the teaching of literature in its political dimension. Thus, we revisit the debate around the teaching of canonical and non-canonical works in secondary education curriculum, beginning with the basic features of "minor literature" (Deleuze & Guattari,1977). Our objective is to discuss minor and polyphonic reading practices (Bakhtin, 1997) as a means to promote interactions among the voices of teachers and students and the voices of power of the literary texts, creating a critical stance in the readers. Keywords Teaching reading and literature; Secondary schools; Diversity and polyphonyPartiendo del objetivo de la universalización de los servicios de educación ala población de 15 a 17 años (objetivo 3 PNE/Brasil 2011-2020) y de laproposición de la Ley n. 11.741/2008, que integra la educación secundaria,retomamos el debate sobre la enseñanza de la literatura en esta etapa de la educación básica, destacando la diversidad socio-económico-cultural de los individuos que la constituyen. Para eso, defendemos la presencia de obras canónicas y no canónicas, basándonos en el concepto de polifonía (Bakhtin, 1997) y en las características de la "baja literatura" de Deleuze y Guattari(1977), en que la perspectiva de la minoría se construye en un "lenguaje mayor" designando la dimensión política y las condiciones revolucionarias de los textos literarios. Se abre espacio para la expresión de otras comunidades y se forman los medios para otras mentes y otras sensibilidades. Nuestro principal objetivo es la construcción de prácticas de lectura baja y polifónicas,donde el contacto entre las voces de los profesores y de los estudiantes y las voces de los textos literarios conduzcan los lectores a posicionamientos críticos. Palabras-clave Enseñanza de la lectura y de la literatura; Educación secundaria; Diversidade polifoníaInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.4299por2183-04520871-9187de Oliveira, Míria Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:30.513448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
La enseñanza de la lectura y de la literatura en la educación secundaria en Brasil: controversias, diversidad e polifonía
O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
title O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
spellingShingle O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
de Oliveira, Míria Gomes
Artigos
title_short O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
title_full O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
title_fullStr O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
title_full_unstemmed O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
title_sort O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia
author de Oliveira, Míria Gomes
author_facet de Oliveira, Míria Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Míria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Partindo da meta de universalização do atendimento à população de 15 a 17anos (Meta 3 PNE/Brasil 2011-2020) e da proposição da Lei n. 11.741/2008, que integra ensino médio e educação profissional, retomamos a discussão sobre o ensino da literatura nessa etapa da educação básica, ressaltando a diversidade sócio-econômico-cultural dos sujeitos que a constitui. Para isso,defendemos a presença de obras canônicas e não-canônicas, baseando-nos no conceito de polifonia (Bakhtin, 1997) e nas características da "literatura menor" de Deleuze e Guattari (1977), em que a perspectiva da minoria é construída em uma "linguagem maior", designando a dimensão política e as condições revolucionárias de textos literários. Abre-se espaço de expressão a outras comunidades e forjam-se os meios para outras consciências e outras sensibilidades. Nosso principal objetivo é a construção de práticas de leituramenor e polifônicas em que o contato entre as vozes de professores e alunos e as vozes dos textos literários levem leitores a posicionamentos críticos. Palavras-chave Ensino da leitura e da literatura; Ensino médio; Diversidade e polifonia
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.4299
url https://doi.org/10.21814/rpe.4299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220663406592