Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eustáquio, Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818
Resumo: Na sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procurámos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. O projeto de leitura em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018. Palavras-chave: Ensino secundário; Leitura literária; Metodologia de projeto; Projeto de leitura
id RCAP_0c6c37ec12fb994c99056fe181870959
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/7818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura PortuguesaArtigosNa sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procurámos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. O projeto de leitura em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018. Palavras-chave: Ensino secundário; Leitura literária; Metodologia de projeto; Projeto de leituraFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818por2183-66710873-5670Eustáquio, AnaCardoso, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:43Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/7818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:35.248252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
title Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
spellingShingle Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
Eustáquio, Ana
Artigos
title_short Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
title_full Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
title_fullStr Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
title_full_unstemmed Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
title_sort Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
author Eustáquio, Ana
author_facet Eustáquio, Ana
Cardoso, Teresa
author_role author
author2 Cardoso, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eustáquio, Ana
Cardoso, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Na sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procurámos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. O projeto de leitura em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018. Palavras-chave: Ensino secundário; Leitura literária; Metodologia de projeto; Projeto de leitura
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130859302813696