Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joana Filipa Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5274
Resumo: Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_089ae2223723a07af9804c98299ae62c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemáticaMateriais manipuláveisMatemáticaAprendizagemCompetências matemáticasManipulative materialsMathematicLearningMathematical skillsRelatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino de 1º e 2º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório advém da intervenção pedagógica realizada numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No mesmo relatório é incluído uma investigação que pretende estudar de que forma os materiais manipuláveis contribuem para a promoção do desenvolvimento e aquisição de competências no domínio da Matemática. Tendo em conta as fragilidades diagnosticadas dos alunos, formularam-se três objetivos para as colmatar: (i) alargar o repertório vocabular; (ii) desenvolver competências de resolução de problemas matemáticos que envolvam dois e três passos; e (iii) reconhecer culturas e características do meio próximo e distante. Ao longo da intervenção adotaram-se estratégias educativas com o intuito de cumprir os objetivos já mencionados. Foram, assim, instituídas novas rotinas, criados materiais educativos e criadas atividades diversificadas que permitissem aos alunos adquirir aprendizagens significativas. Para avaliar as aprendizagens dos alunos foram construídas grelhas de avaliação, analisadas produções das crianças e, no caso do estudo individual, foram criados questionários. A metodologia levada a cabo foi de natureza qualitativa. Concluiu-se que as aprendizagens dos alunos foram realizadas com sucesso e que os objetivos do PI foram concretizados. Em relação ao estudo sobre os materiais manipuláveis, verificou-se que estes facilitaram as aprendizagens dos alunos, motivando-os e integrando-os na construção de saberes matemáticos.ABSTRACT This report is a result of a pedagogical intervention in 3rd grade of primary school. Moreover, this report includes a research which aim is to study the contribution of manipulative materials to the promotion, development and acquisition of mathematical skills. Three main goals were defined, concerning the students’ weaknesses, in order to overcome it: (i) extend the repertoire of the vocabulary; (ii) develop mathematical solving skills in assignments within two or three steps; and (iii) recognize and perceive cultures and features of the near and distant environment. Thus, new routines were established, new materials conceived and diversified activities designed, which enabled students to achieve meaningful learning. In order to assess students’ acquired knowledge, evaluation grids were developed and carried out as well as the analysis of students’ productions. In regard to individual study, questionnaires were performed. The methodology carried out was of qualitative nature. In conclusion, student learning was successful and the goals of the Intervention Project were accomplished. Regarding the study of manipulative materials, it was verified that it facilitates student learning, while motivating and integrating them in the development of mathematical knowledge (maybe reasoning).Rodrigues, MargaridaRCIPLLopes, Joana Filipa Pereira2015-10-15T09:10:53Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5274TID:201371430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.211939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
title Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
spellingShingle Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
Lopes, Joana Filipa Pereira
Materiais manipuláveis
Matemática
Aprendizagem
Competências matemáticas
Manipulative materials
Mathematic
Learning
Mathematical skills
title_short Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
title_full Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
title_fullStr Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
title_full_unstemmed Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
title_sort Os materiais manipuláveis no desenvolvimento de competências em matemática
author Lopes, Joana Filipa Pereira
author_facet Lopes, Joana Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Joana Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais manipuláveis
Matemática
Aprendizagem
Competências matemáticas
Manipulative materials
Mathematic
Learning
Mathematical skills
topic Materiais manipuláveis
Matemática
Aprendizagem
Competências matemáticas
Manipulative materials
Mathematic
Learning
Mathematical skills
description Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15T09:10:53Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5274
TID:201371430
url http://hdl.handle.net/10400.21/5274
identifier_str_mv TID:201371430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403376779264