Aplicação dos princípios Lean na Segurança Social: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23180 |
Resumo: | O grande propósito deste projeto passa por compreender a viabilidade da aplicação da filosofia Lean Thinking no contexto do setor público. Concomitantemente, será promovida a aplicação dos denominados princípios Lean, a processos de serviço específicos do Instituto de segurança Social, I.P. de Aveiro. Com o estudo a ser aplicado ao núcleo de remunerações e contribuições, procura-se compreender de que modo a filosofia Lean, poderá ser vislumbrada como um auxílio eficaz para o derrubar de barreiras e problemas nos seguintes serviços prestados pelo núcleo em questão: restituição de contribuições indevidamente pagas e emissão de declaração de situação contributiva. O propósito da filosofia Lean Thinking, é o de proporcionar a máxima eficácia e eficiência na prestação dos serviços de determinada entidade. Neste sentido, a eventual implementação de propostas de reorganização no contexto já referenciado, permitirá assimilar se a filosofia em questão se apresenta como útil tendo em conta os seus princípios base: fomentação de cada vez maior valor aos utentes que usufruem dos serviços, promovendo a melhoria contínua dos mesmos com a eliminação das diversas fontes de desperdício possivelmente existentes. Essas fontes de desperdício, são responsáveis pela diminuição da qualidade do serviço prestado e, consequentemente, do valor percecionado por quem usufrui dos mesmos. Procurar-se-á fomentar maior valor para a entidade (tornar o fluxo de produção de serviços mais otimizado e contínuo possível) e também para os seus utentes (maior qualidade na entrega do serviço e em menor tempo possível). Ficou claro que a implementação da filosofia Lean no Instituto de Segurança Social, e numa eventual aplicação a outras entidades do setor público, é possível de acontecer com ganhos de qualidade; contudo, terá de existir uma adaptação de parte a parte: da administração pública (e suas entidades) para “receber” a filosofia Lean, e também desta última, ao ser aplicada num setor com as suas próprias características e funcionalidades. |
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Aplicação dos princípios Lean na Segurança Social: um estudo de casoSegurança socialServiços públicos - Avaliação da qualidadeEficácia das organizaçõesGestão da qualidade - Segurança social - Aveiro (Portugal)O grande propósito deste projeto passa por compreender a viabilidade da aplicação da filosofia Lean Thinking no contexto do setor público. Concomitantemente, será promovida a aplicação dos denominados princípios Lean, a processos de serviço específicos do Instituto de segurança Social, I.P. de Aveiro. Com o estudo a ser aplicado ao núcleo de remunerações e contribuições, procura-se compreender de que modo a filosofia Lean, poderá ser vislumbrada como um auxílio eficaz para o derrubar de barreiras e problemas nos seguintes serviços prestados pelo núcleo em questão: restituição de contribuições indevidamente pagas e emissão de declaração de situação contributiva. O propósito da filosofia Lean Thinking, é o de proporcionar a máxima eficácia e eficiência na prestação dos serviços de determinada entidade. Neste sentido, a eventual implementação de propostas de reorganização no contexto já referenciado, permitirá assimilar se a filosofia em questão se apresenta como útil tendo em conta os seus princípios base: fomentação de cada vez maior valor aos utentes que usufruem dos serviços, promovendo a melhoria contínua dos mesmos com a eliminação das diversas fontes de desperdício possivelmente existentes. Essas fontes de desperdício, são responsáveis pela diminuição da qualidade do serviço prestado e, consequentemente, do valor percecionado por quem usufrui dos mesmos. Procurar-se-á fomentar maior valor para a entidade (tornar o fluxo de produção de serviços mais otimizado e contínuo possível) e também para os seus utentes (maior qualidade na entrega do serviço e em menor tempo possível). Ficou claro que a implementação da filosofia Lean no Instituto de Segurança Social, e numa eventual aplicação a outras entidades do setor público, é possível de acontecer com ganhos de qualidade; contudo, terá de existir uma adaptação de parte a parte: da administração pública (e suas entidades) para “receber” a filosofia Lean, e também desta última, ao ser aplicada num setor com as suas próprias características e funcionalidades.The main purpose of this project is to understand the feasibility of applying the Lean Thinking philosophy in the context of the public sector. Simultaneously, it will be promoted an aplication of the so-called Lean principles in some processes of specific services in the Institute Social Security, I.P. of Aveiro. With the study to be applied to the core of remunerations and contributions, it is sought to understand how the Lean philosophy, can be seen as an effective aid to overcoming barriers and problems in the following services provided by the nucleus in question: repayment of contributions unduly paid and issuance of declaration of contributive status. The purpose of the Lean Thinking philosophy is to provide maximum effectiveness and efficiency in providing the services of a particular entity. In this sense, the eventual implementation of reorganization proposals in the context already mentioned, will allow to assimilate if the philosophy in question is presented as useful considering its basic principles: fomenting of increasing value to the users who enjoy the services, promoting the continuous improvement eliminating the various sources of waste that may exist. These sources of waste are responsible for the decrease in the quality of the service provided and, consequently, the value perceived by those who enjoy them. It will seek to promote greator value for the entity (to make the flow of production of services more optimized and continuous) anda also for its users (better quality of service delivery and in the shortest possible time). It was clear that the implementation of the Lean philosophy in the Social Security Institute, and in na eventual apllication to other entities of the public sector, is possible to happen with gains of quality; however, there must be na adaptation of the both sides: from the public administration (and its entities) to “receive” the Lean philosophy, and also from the Lean philosophy, when applied in a sector with its own characteristics and funcionalities.Universidade de Aveiro2018-05-17T10:45:05Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23180TID:202241319porCosta, Luís Manuel Laranjeira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:13Zoai:ria.ua.pt:10773/23180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:03.365150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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