Aplicação da lógica Lean: Serviço de Finanças de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Maria da Apresentação Calisto da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14219
Resumo: Este trabalho procura perceber se, no caso de um Serviço de Finanças, é possível reorganizar procedimentos e processos sob a lógica de gestão Lean, tendo em conta, nomeadamente os princípios de autonomização, criação de valor, fluxo contínuo e melhoria contínua e se estes são passíveis de poder contribuir para elevar constantemente a qualidade dos processos de serviço. A investigação foi efetuada a partir da análise de três processos de serviço: a emisão da certidão de dívidas, a avaliação de imóvel e o processo de execução fiscal. Foram analisados os problemas encontrados e discutidas soluções de melhoria, suportando-nos em entrevistas realizadas aos próprios trabalhadores e às chefias. Ficou claro nomeadamente que, para proceder a alterações que possibilitem maior qualidade e melhoria contínua de acordo com a lógica de gestão lean, é fundamental o envolvimento da gestão de topo e vontade política para a mudança de entraves legais.
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