Dropout em atendimento psicológico com adultos : importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêutico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35169 |
Resumo: | O dropout consiste na decisão unilateral do cliente em encerrar o processo terapêutico após uma primeira sessão, que pode ocorrer pelo não comparecimento à sessão ou através da desmarcação desta sem agendamento de uma próxima. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo geral explorar o papel de variáveis sociodemográficas, de variáveis clínicas e de variáveis do processo no dropout, numa amostra clínica de adultos. A amostra foi constituída por 354 adultos de uma Clínica Universitária de Psicologia, com idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos. No presente estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Ficha de Pedido de Consulta; (2) Informação disponibilizada pelos terapeutas e o (3) Brief Symptom Inventory. Os resultados, permitiram concluir que, algumas variáveis sociodemográficas - sexo, tipologia familiar e o estado civil - influenciam significativamente o dropout. Também foram encontrados resultados significativos nas variáveis clínicas – diagnóstico/ problemática, comorbilidades, medicação, índice de sintomatologia – e o dropout. E por último, Também se verificaram resultados significativos nas variáveis do processo – modelo teórico de intervenção, número de sessões total e duração do processo em meses – e o dropout. Conclui-se que o dropout não se trata de um fenómeno linear, dado que são diversas as variáveis (sociodemográficas, clínicas, processo) que influem na sua ocorrência. |
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Dropout em atendimento psicológico com adultos : importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêuticoDropoutAdultosVariáveis sociodemográficasVariáveis clínicasVariáveis do processoAdultsSociodemographic variablesClinical variablesProcess variablesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO dropout consiste na decisão unilateral do cliente em encerrar o processo terapêutico após uma primeira sessão, que pode ocorrer pelo não comparecimento à sessão ou através da desmarcação desta sem agendamento de uma próxima. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo geral explorar o papel de variáveis sociodemográficas, de variáveis clínicas e de variáveis do processo no dropout, numa amostra clínica de adultos. A amostra foi constituída por 354 adultos de uma Clínica Universitária de Psicologia, com idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos. No presente estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Ficha de Pedido de Consulta; (2) Informação disponibilizada pelos terapeutas e o (3) Brief Symptom Inventory. Os resultados, permitiram concluir que, algumas variáveis sociodemográficas - sexo, tipologia familiar e o estado civil - influenciam significativamente o dropout. Também foram encontrados resultados significativos nas variáveis clínicas – diagnóstico/ problemática, comorbilidades, medicação, índice de sintomatologia – e o dropout. E por último, Também se verificaram resultados significativos nas variáveis do processo – modelo teórico de intervenção, número de sessões total e duração do processo em meses – e o dropout. Conclui-se que o dropout não se trata de um fenómeno linear, dado que são diversas as variáveis (sociodemográficas, clínicas, processo) que influem na sua ocorrência.Dropout consists in the client’s unilateral decision to end therapy after the first session, which can occur by failing to attend the session or by cancelling the appointment without further scheduling a session. The present study generally aimed to explore the role played by various sociodemographic and clinical variables, as well as dropout process variables within a clinical sample constituted by adults. The sample consisted of 354 adults from a University Psychology Clinic, aged between 18 and 77 years old. The following instruments were used for this study: (1) Form to request psychology services; (2) Information provided by the therapists and (3) Brief Symptom Inventory. The results allowed to conclude that some sociodemographic variables- sex, family typology and civil status- considerably influence dropout. There were also found significant results regarding clinical variables- diagnosis/problem, comorbidities, medication, symptomatology index- and dropout. Finally, there were also substantial results concerning the process variables- intervention theoretical model, total number of sessions, and duration of the process in moths – and dropout. Dropout does not constitute a linear phenomenon, given that there are diverse variables (sociodemographic, clinical and process-related) that influence this event.Carneiro, Alexandra Manuela PaivaDias, Pedro Miguel Brito da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Inês Cristina Freitas2021-09-23T10:49:29Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35169TID:202750809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:31.278314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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