Dropout em atendimento psicológico em adolescentes : importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêutico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36882 |
Resumo: | O dropout assume-se um fenómeno comum na prática clínica em adolescentes, podendo ser definido como o término prematuro do processo terapêutico, pelo cliente, sem a concretização dos objetivos previamente estipulados para a terapia. Este estudo pretende explorar o papel de variáveis sociodemográficas dos adolescentes e família, variáveis clínicas e variáveis do processo terapêutico no dropout, numa amostra de 294 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, atendidos numa clínica universitária de psicologia. Para a realização do estudo utilizaram-se os instrumentos Ficha de Pedido de Consulta de Menores, Bateria ASEBA e Informação do Processo Terapêutico disponibilizada pelos Terapeutas. Os resultados indicam uma associação estatisticamente significativa entre o estado do processo e as variáveis sociodemográficas, tipologia familiar, estado civil parental, e diferenças significativas quanto ao NSE. Quanto às variáveis clínicas, apenas se encontraram resultados significativos para a variável tipo de problemas. Foram também encontradas diferenças significativas nas variáveis do processo terapêutico, número de consultas e duração do processo, em função do estado do processo. Para além de contribuir para o aumento de literacia acerca do dropout, o presente estudo possibilitou identificar variáveis relacionadas com este fenómeno, de forma a ajustar a intervenção psicológica às necessidades dos adolescentes, prevenindo o dropout. |
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Dropout em atendimento psicológico em adolescentes : importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêuticoDropoutAdolescentesVariáveis dos adolescentes e famíliaVariáveis clínicasVariáveis do processo terapêuticoAdolescentsSociodemographic variables of adolescents and familyClinical variables and variables of the therapeutic processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO dropout assume-se um fenómeno comum na prática clínica em adolescentes, podendo ser definido como o término prematuro do processo terapêutico, pelo cliente, sem a concretização dos objetivos previamente estipulados para a terapia. Este estudo pretende explorar o papel de variáveis sociodemográficas dos adolescentes e família, variáveis clínicas e variáveis do processo terapêutico no dropout, numa amostra de 294 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, atendidos numa clínica universitária de psicologia. Para a realização do estudo utilizaram-se os instrumentos Ficha de Pedido de Consulta de Menores, Bateria ASEBA e Informação do Processo Terapêutico disponibilizada pelos Terapeutas. Os resultados indicam uma associação estatisticamente significativa entre o estado do processo e as variáveis sociodemográficas, tipologia familiar, estado civil parental, e diferenças significativas quanto ao NSE. Quanto às variáveis clínicas, apenas se encontraram resultados significativos para a variável tipo de problemas. Foram também encontradas diferenças significativas nas variáveis do processo terapêutico, número de consultas e duração do processo, em função do estado do processo. Para além de contribuir para o aumento de literacia acerca do dropout, o presente estudo possibilitou identificar variáveis relacionadas com este fenómeno, de forma a ajustar a intervenção psicológica às necessidades dos adolescentes, prevenindo o dropout.Dropout is a common phenomenon in clinical practice in adolescents, and it can be defined as the premature end of the therapeutic process, by the client, without achieving the goals previously stipulated for the therapy. This study aims to explore the role of sociodemographic variables of adolescents and family, clinical variables and variables of the therapeutic process in dropout, in a sample of 294 adolescents, aged between 11 and 17 years, attended at a university psychology clinic. To carry out the study, the instruments Request Psychology Services of Minors, ASEBA Battery and Information on Therapeutic Process provided by the Therapists were used. The results indicate a statistically significant association between process status and sociodemographic variables, family typology, parental marital status, and significant differences at the SES level. As for the clinical variables, only significant results were found for the variable type of problems. Significant differences were also found in the variables of the therapeutic process, number of sessions and duration of the process, depending on the state of the process. This study contributed to the knowledge regarding dropout and related variables, which can allow psychologists to better adjust psychological interventions to the needs of adolescents, preventing dropout.Carneiro, Alexandra Manuela PaivaDias, Pedro Miguel Brito da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendonça, Rita Catarina Santos2022-03-04T14:41:07Z2021-09-272021-072021-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36882TID:202894843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:59.323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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