Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção psicomotora com população infantil no âmbito escolar e/ou institucional e sénior em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Joana Filipa Seirôco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24499
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo a apresentação e descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora, na Faculdade de Motricidade Humana, que visa a obtenção do grau de Mestre. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, em contexto escolar e institucional, bem como com a população sénior, em contexto institucional, especificamente em Centro de Dia, com o intuito de promover a autonomia e funcionalidade dos idosos, para uma melhor qualidade de vida. O trabalho desenvolvido comtemplou sessões de grupo e sessões individuais, consoante as necessidades e características de cada indivíduo, população e contexto de intervenção. Foram realizadas avaliações pré e pós intervenção e procedeu-se à análise das mesmas, tendo sido notório o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais, da autonomia e da funcionalidade, descritos detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, encontram-se apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio curricular, as principais reflexões pessoais e algumas sugestões para intervenções futuras.
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