Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção psicomotora com população infantil no âmbito escolar e/ou institucional e sénior em contexto institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24499 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo a apresentação e descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora, na Faculdade de Motricidade Humana, que visa a obtenção do grau de Mestre. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, em contexto escolar e institucional, bem como com a população sénior, em contexto institucional, especificamente em Centro de Dia, com o intuito de promover a autonomia e funcionalidade dos idosos, para uma melhor qualidade de vida. O trabalho desenvolvido comtemplou sessões de grupo e sessões individuais, consoante as necessidades e características de cada indivíduo, população e contexto de intervenção. Foram realizadas avaliações pré e pós intervenção e procedeu-se à análise das mesmas, tendo sido notório o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais, da autonomia e da funcionalidade, descritos detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, encontram-se apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio curricular, as principais reflexões pessoais e algumas sugestões para intervenções futuras. |
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Psicomotricidade na promoção de competências socioemocionais : intervenção psicomotora com população infantil no âmbito escolar e/ou institucional e sénior em contexto institucionalInfânciaPsicomotricidadeCompetências socioemocionaisResiliênciaCrianças em RiscoInstitucionalizaçãoProblemas de ComportamentoEnvelhecimentoQualidade de VidaGerontopsicomotricidadeChildhoodPsychomotricitySocio-emotional skillsResilienceChildren at RiskInstitutionalizationBehavioral ProblemsAgingQuality of LifeGerontopsicomotricityDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório tem como principal objetivo a apresentação e descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora, na Faculdade de Motricidade Humana, que visa a obtenção do grau de Mestre. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, em contexto escolar e institucional, bem como com a população sénior, em contexto institucional, especificamente em Centro de Dia, com o intuito de promover a autonomia e funcionalidade dos idosos, para uma melhor qualidade de vida. O trabalho desenvolvido comtemplou sessões de grupo e sessões individuais, consoante as necessidades e características de cada indivíduo, população e contexto de intervenção. Foram realizadas avaliações pré e pós intervenção e procedeu-se à análise das mesmas, tendo sido notório o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais, da autonomia e da funcionalidade, descritos detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, encontram-se apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio curricular, as principais reflexões pessoais e algumas sugestões para intervenções futuras.The main objective of this report is the presentation and description of the psychomotor intervention carried out within the curricular internship inserted in the Branch of Deepening Professional Skills of the Master of Psychomotor Rehabilitation, at the Faculty of Human Motricity, which aims to obtain the Master's degree. The practice was developed through the promotion of socio-emotional skills on children and young people between the ages of 7 and 16 years, in the school and institutional context, as well as with the senior population, in an institutional context, specifically in The Day Center, in order to promote the autonomy and functionality of the elderly, for a better quality of life. The work developed included group sessions and individual sessions, according to the needs and characteristics of each individual, population and intervention context. Pre-intervention and post-intervention evaluations were made and analysed and the positive impact of psychomotor intervention was notorious in several domains of socio-emotional competencies, autonomy and functionality, described in detail throughout the report. Finally, the main conclusions resulting from the curricular internship, the main personal reflections and some suggestions for future interventions are presented.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaLadeira, Joana Filipa Seirôco2022-06-08T09:13:11Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24499TID:203016742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:31.908721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório tem como principal objetivo a apresentação e descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora, na Faculdade de Motricidade Humana, que visa a obtenção do grau de Mestre. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, em contexto escolar e institucional, bem como com a população sénior, em contexto institucional, especificamente em Centro de Dia, com o intuito de promover a autonomia e funcionalidade dos idosos, para uma melhor qualidade de vida. O trabalho desenvolvido comtemplou sessões de grupo e sessões individuais, consoante as necessidades e características de cada indivíduo, população e contexto de intervenção. Foram realizadas avaliações pré e pós intervenção e procedeu-se à análise das mesmas, tendo sido notório o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais, da autonomia e da funcionalidade, descritos detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, encontram-se apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio curricular, as principais reflexões pessoais e algumas sugestões para intervenções futuras. |
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