Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diana Isabel Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14029
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo a descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças, dos 6 aos 13 anos, em contexto escolar e institucional, e com a população sénior em contexto institucional, mais especificamente Centro de Dia. Foi desenvolvido um trabalho através de sessões de grupo e individuais de acordo com as necessidades e características de cada população e respetivo contexto, que teve como principal base um programa de promoção de competências socioemocionais desenvolvido no âmbito do estágio curricular. Procedeu-se à análise das avaliações realizadas, tendo sido percetível o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais e ainda no desenvolvimento psicomotor, descritos mais detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, são apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio e as principais reflexões pessoais e sugestões para intervenções futuras.
id RCAP_443217c7a74598c6cb672a44df8dffcf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucionalCrianças em RiscoResiliênciaInstitucionalizaçãoProblemas de ComportamentoPsicomotricidadeCompetências Sociais e EmocionaisIdososQualidade de VidaChildren at RiskResilienceInstitutionalizationBehavioral problemsPsychomotricitySocial and Emotional SkillsElderlyQuality of lifeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório tem como principal objetivo a descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças, dos 6 aos 13 anos, em contexto escolar e institucional, e com a população sénior em contexto institucional, mais especificamente Centro de Dia. Foi desenvolvido um trabalho através de sessões de grupo e individuais de acordo com as necessidades e características de cada população e respetivo contexto, que teve como principal base um programa de promoção de competências socioemocionais desenvolvido no âmbito do estágio curricular. Procedeu-se à análise das avaliações realizadas, tendo sido percetível o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais e ainda no desenvolvimento psicomotor, descritos mais detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, são apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio e as principais reflexões pessoais e sugestões para intervenções futuras.The main objective of this report is to describe the psychomotor intervention practice developed within the curricular internship integrated in the curricular unit of Professional Skills Development, of the Psychomotor Rehabilitation Master. The practice was developed through the promotion of social and emotional skills with children, from 6 to 13 years old, in schools and institutional context, and with the senior population in an institutional context, more specifically Day Care Center. The work was developed through group and individual sessions according to the needs and characteristics of each population and its context, which was based on a social and emotional skills program developed within the framework of the curricular internship. The analysis of the evaluations concluded that the intervention had a positive impact in several domains of social and emotional skills and even psychomotor domain, described throughout the report. The report concludes with the presentation of the general internship conclusions and the main personal reflections and suggestions for future interventions.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Diana Isabel Miranda2017-09-08T15:44:25Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14029TID:201932008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:55.470525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
title Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
spellingShingle Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
Pereira, Diana Isabel Miranda
Crianças em Risco
Resiliência
Institucionalização
Problemas de Comportamento
Psicomotricidade
Competências Sociais e Emocionais
Idosos
Qualidade de Vida
Children at Risk
Resilience
Institutionalization
Behavioral problems
Psychomotricity
Social and Emotional Skills
Elderly
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
title_full Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
title_fullStr Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
title_full_unstemmed Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
title_sort Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional
author Pereira, Diana Isabel Miranda
author_facet Pereira, Diana Isabel Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria Celeste Rocha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diana Isabel Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças em Risco
Resiliência
Institucionalização
Problemas de Comportamento
Psicomotricidade
Competências Sociais e Emocionais
Idosos
Qualidade de Vida
Children at Risk
Resilience
Institutionalization
Behavioral problems
Psychomotricity
Social and Emotional Skills
Elderly
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Crianças em Risco
Resiliência
Institucionalização
Problemas de Comportamento
Psicomotricidade
Competências Sociais e Emocionais
Idosos
Qualidade de Vida
Children at Risk
Resilience
Institutionalization
Behavioral problems
Psychomotricity
Social and Emotional Skills
Elderly
Quality of life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório tem como principal objetivo a descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças, dos 6 aos 13 anos, em contexto escolar e institucional, e com a população sénior em contexto institucional, mais especificamente Centro de Dia. Foi desenvolvido um trabalho através de sessões de grupo e individuais de acordo com as necessidades e características de cada população e respetivo contexto, que teve como principal base um programa de promoção de competências socioemocionais desenvolvido no âmbito do estágio curricular. Procedeu-se à análise das avaliações realizadas, tendo sido percetível o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais e ainda no desenvolvimento psicomotor, descritos mais detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, são apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio e as principais reflexões pessoais e sugestões para intervenções futuras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08T15:44:25Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14029
TID:201932008
url http://hdl.handle.net/10400.5/14029
identifier_str_mv TID:201932008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086539718656