O processo de co-design na estratégia de branding
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22693 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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O processo de co-design na estratégia de brandingEstágio na Torke CCDesign de comunicaçãoBrandingIdentidade visualCo-designDesign thinkingCommunication designVisual identityDesign thinkingDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O co-design é um processo profundamente participativo no qual diversos indivíduos, provenientes de diferentes contextos e com competências igualmente distintas, se reúnem em sessões criativas para dar o seu contributo e debater ideias num projeto de design de interesse comum. Uma agência de design, ao envolver o cliente no processo de desenvolvimento, assim como outras entidades relevantes no projeto, está a criar oportunidade para que ocorra a participação e a discussão ativa de ideias através de exercícios que estimulam a criatividade. Com o intuito de compreender melhor este método criativo e colaborativo, bem como avaliar o seu verdadeiro potencial no desenvolvimento de projetos de branding, realizou-se um estágio numa agência de design, a Torke CC, que recorre ao processo de co-design nos projetos que realiza. Neste sentido, a investigação sobre o tema tem como principal foco os projetos desenvolvidos em contexto de estágio curricular, uma prática complementada pelo conhecimento adquirido a partir do enquadramento teórico. Utilizou-se neste estudo uma metodologia de natureza mista de base qualitativa, sendo que, numa primeira fase – dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema – aplica-se uma metodologia não-intervencionista, a revisão da literatura e a pesquisa por entrevista. Na fase seguinte, dedicada ao desenvolvimento projetual na empresa, recorre-se a uma metodologia intervencionista, a investigação ativa. O trabalho prático e a reflexão teórica acerca dos constrangimentos e, acima de tudo, dos benefícios do co-design permitem reforçar a sua pertinência enquanto processo participativo que permite alcançar resultados de sucesso, satisfazendo todas as partes interessadas e minimizando os riscos associados aos processos de trabalho mais convencionais.ABSTRACT: Co-design is a deeply participatory process in which several individuals, from different contexts and with equally different skills, come together in creative sessions to make their contribution and discuss ideas in a design project of common interest. A design agency, by involving the client in the development process, as well as other relevant entities in the project, is creating an opportunity for the participation and active discussion of ideas through exercises that stimulate creativity. To better understand this creative and collaborative method, as well as evaluate its true potential in the development of branding projects, an internship took place at a design agency, Torke CC, which applies the co-design process in the projects that performs. In this sense, the investigation on the theme has as main focus the projects developed in the context of curricular internship, a practice complemented by the knowledge acquired from the theoretical framework. In this study, a mixed nature methodology with a qualitative basis was used, and in a first phase - dedicated to the analysis and collection of information on the topic - a non-interventionist methodology, literature review and interview research are applied. In the next phase, dedicated to project development in the company, an interventionist methodology is used, the active research. Practical work and theoretical reflection on the constraints and, above all, the benefits of co-design allow to reinforce its relevance as a participatory process that allows achieving successful results, satisfying all interested parts and minimizing the risks associated with more conventional work processes.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaCabral, Teresa de Jesus OlazabalRepositório da Universidade de LisboaGolodynska, Tetyana2023-01-01T01:30:22Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22693porGOLODYNSKA, Tetyana - O processo de co-design na estratégia de branding : estágio na Torke CC.- Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-07T01:30:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:03.382951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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