Guia de coleta de insumos criativos para branding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26660 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019. |
id |
UNB-2_8eac0fb9d59a81e01162f60dfe7b50ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/26660 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Alencar, Bernnardo José Andrade ePereira, NelsonRizzo, Wagner AntonioALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26660Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019.O presente trabalho tem como propósito potencializar o fortalecimento dos pequenos e microempreendedores brasileiros, auxiliando no fortalecimento de suas relações com seus públicos, ao propor um guia para coleta de insumos para o desenvolvimento de suas marcas. O objetivo é propiciar, ao pequeno negócio local, a base de marca necessária para se conectar mais profundamente com seu público e fidelizá-lo, vez que o pequeno e microempreendedor comumente não são amparados pela consultoria de grandes estruturas de comunicação. Para cumprir esse propósito de forma exponencial, deixando um legado para futuros negócios em nascimento, não bastaria uma intervenção pontual. Por isso, optamos pelo desenvolvimento de um guia de trabalho público, gratuito e colaborativo que se propõe a auxiliar profissionais de comunicação iniciantes no mercado de branding para fortalecimento das marcas de suas próprias localidades. O produto final é um Guia de Facilitação Criativa que propõe, através da perspectiva do Design Thinking e de seis ferramentas de cocriação com o cliente, uma jornada cronológica para a coleta de insumos criativos em processos de concepção de marcas.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-01T12:39:53Z No. of bitstreams: 2 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf: 4712035 bytes, checksum: a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 (MD5) 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf: 998220 bytes, checksum: a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-02-08T14:23:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf: 4712035 bytes, checksum: a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 (MD5) 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf: 998220 bytes, checksum: a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-08T14:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf: 4712035 bytes, checksum: a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 (MD5) 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf: 998220 bytes, checksum: a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 (MD5)This paper aims to enhance the strengthening of small and micro entrepreneurs in Brazil, helping to strengthen their relations with their public by proposing a guide for the collection of inputs for the development of their brands. The goal is to provide small local businesses with the branding base they need to connect more deeply with and build loyalty to their audiences, as it does not rely on consulting large communications agencies. To fulfill this purpose exponentially, leaving a legacy for future business at birth, a one-time intervention would not be sufficient. For this reason, we have chosen to develop a free, collaborative and public work guide that aims to assist newcomers in the branding market in strengthening their own local brands. The final product is a Creative Facilitation Guide that proposes, through Design Thinking and six co-creation tools, a chronological journey to collect creative inputs in brand design processes.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMicro e pequenas empresasBranding (Marketing)Design ThinkingMarca - divulgação (Design)Identidade visualGuia de coleta de insumos criativos para brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-08T14:23:36Z2021-02-08T14:23:36Z2019-12-04porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/3/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD53ORIGINAL2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdfapplication/pdf4712035http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/1/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdfa231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00MD512019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdfapplication/pdf998220http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/2/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdfa3edd90ee95193573a15fa97748a7a13MD5210483/266602021-02-08 12:23:36.883oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-08T14:23:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
title |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
spellingShingle |
Guia de coleta de insumos criativos para branding Alencar, Bernnardo José Andrade e Micro e pequenas empresas Branding (Marketing) Design Thinking Marca - divulgação (Design) Identidade visual |
title_short |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
title_full |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
title_fullStr |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
title_full_unstemmed |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
title_sort |
Guia de coleta de insumos criativos para branding |
author |
Alencar, Bernnardo José Andrade e |
author_facet |
Alencar, Bernnardo José Andrade e Pereira, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Nelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Bernnardo José Andrade e Pereira, Nelson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rizzo, Wagner Antonio |
contributor_str_mv |
Rizzo, Wagner Antonio |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Micro e pequenas empresas Branding (Marketing) Design Thinking Marca - divulgação (Design) Identidade visual |
topic |
Micro e pequenas empresas Branding (Marketing) Design Thinking Marca - divulgação (Design) Identidade visual |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-08T14:23:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-08T14:23:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26660 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/3/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/1/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/2/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493136628776960 |