Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marta Guerreiro Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1356
Resumo: No presente estudo procura-se abordar a questão dos riscos inerentes ao uso da Internet por crianças e adolescentes, dando especial enfoque aos que resultam do emprego de serviços de comunicação mediados por aquela tecnologia. Neste âmbito, pretende-se averiguar em que medida o risco online a que as crianças estão sujeitas, é susceptível de ser minimizado mediante a promoção da literacia digital ainda em idades jovens (6, 7, 8 anos). Eis a hipótese de investigação consubstanciada em três perguntas focadas sobre a vertente comunicacional: - Qual o relevo dado pelos mais novos ao Messenger, ao Hi5 e as salas de conversação abertas, no cômputo geral dos seus usos online? - Qual a percepção do risco online que exprimem relativamente a cada um destes serviços de comunicação? - Como lidam com as manifestações de risco específicas de cada um dos serviços de comunicação considerados? Hipótese e perguntas de investigação determinam que se proceda a um adequado enquadramento teórico no âmbito do qual são disseminados conceitos como os de literacia digital, tipologias de riscos, mediação parental e escolar. Nesta sequência, constitui-se uma estrutura metodológica consentânea com as pesquisas a implementar. Esta funciona como apoio e fundamento para elaborar e aplicar vários materiais que animam a componente empírica do projecto. Da averiguação levada a cabo, resultam pistas que indiciam a relevância do investimento precoce nas literacias digitais, o que permite sustentar um modelo de utilização da Internet essencialmente centrado numa auto-regulação do risco pelos mais novos, pró-activamente participada por progenitores e família, educadores e professores.
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