Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1356 |
Resumo: | No presente estudo procura-se abordar a questão dos riscos inerentes ao uso da Internet por crianças e adolescentes, dando especial enfoque aos que resultam do emprego de serviços de comunicação mediados por aquela tecnologia. Neste âmbito, pretende-se averiguar em que medida o risco online a que as crianças estão sujeitas, é susceptível de ser minimizado mediante a promoção da literacia digital ainda em idades jovens (6, 7, 8 anos). Eis a hipótese de investigação consubstanciada em três perguntas focadas sobre a vertente comunicacional: - Qual o relevo dado pelos mais novos ao Messenger, ao Hi5 e as salas de conversação abertas, no cômputo geral dos seus usos online? - Qual a percepção do risco online que exprimem relativamente a cada um destes serviços de comunicação? - Como lidam com as manifestações de risco específicas de cada um dos serviços de comunicação considerados? Hipótese e perguntas de investigação determinam que se proceda a um adequado enquadramento teórico no âmbito do qual são disseminados conceitos como os de literacia digital, tipologias de riscos, mediação parental e escolar. Nesta sequência, constitui-se uma estrutura metodológica consentânea com as pesquisas a implementar. Esta funciona como apoio e fundamento para elaborar e aplicar vários materiais que animam a componente empírica do projecto. Da averiguação levada a cabo, resultam pistas que indiciam a relevância do investimento precoce nas literacias digitais, o que permite sustentar um modelo de utilização da Internet essencialmente centrado numa auto-regulação do risco pelos mais novos, pró-activamente participada por progenitores e família, educadores e professores. |
id |
RCAP_08d7e8cb11a624864eb24de24027cea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1356 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco.Crianças e adolescentesserviços de comunicação onlineriscos onlineliteracia digitalChildren and young peopleonline communication servicesonline risksdigital literacyNo presente estudo procura-se abordar a questão dos riscos inerentes ao uso da Internet por crianças e adolescentes, dando especial enfoque aos que resultam do emprego de serviços de comunicação mediados por aquela tecnologia. Neste âmbito, pretende-se averiguar em que medida o risco online a que as crianças estão sujeitas, é susceptível de ser minimizado mediante a promoção da literacia digital ainda em idades jovens (6, 7, 8 anos). Eis a hipótese de investigação consubstanciada em três perguntas focadas sobre a vertente comunicacional: - Qual o relevo dado pelos mais novos ao Messenger, ao Hi5 e as salas de conversação abertas, no cômputo geral dos seus usos online? - Qual a percepção do risco online que exprimem relativamente a cada um destes serviços de comunicação? - Como lidam com as manifestações de risco específicas de cada um dos serviços de comunicação considerados? Hipótese e perguntas de investigação determinam que se proceda a um adequado enquadramento teórico no âmbito do qual são disseminados conceitos como os de literacia digital, tipologias de riscos, mediação parental e escolar. Nesta sequência, constitui-se uma estrutura metodológica consentânea com as pesquisas a implementar. Esta funciona como apoio e fundamento para elaborar e aplicar vários materiais que animam a componente empírica do projecto. Da averiguação levada a cabo, resultam pistas que indiciam a relevância do investimento precoce nas literacias digitais, o que permite sustentar um modelo de utilização da Internet essencialmente centrado numa auto-regulação do risco pelos mais novos, pró-activamente participada por progenitores e família, educadores e professores.Within the present study, an aim at getting closer to the risks of use of the Internet by children and teenagers has been made. Special attention is given to the ones that outcome from using communication services that are mediated by this technology. Within this scope, it will be accessed how the on-line risk that children are exposed to may be minimized through the promotion of digital literacy at young ages (6,7,8 years). Here is the investigation hypothesis, in the form of three questions that focus on the communication side of the problem: - What importance do youngsters give to services such as Messenger, Hi5 and open chat rooms, within the scope of their on-line habits? - What on-line risk do they access in relation to each one of these communication services? - How do they handle the specific risks of each one of the considered services? Hypothesis and questions of investigation determine to proceed into an adequate theoretical frame, in witch digital literacy, risk typologies, parental and school mediation concepts are disseminated. In this sequence, a methodological structure is built up in accordance with the researches to implement. This structure serves as support and fundament to the elaboration and application of several materials that animate the empirical component of the project. From research that has taken place, a number of clues point towards the relevance of early investment in digital literacy. This leads to sustain a model of Internet usage centered mainly on a self-regulation of risk by the youngsters; witch is proactively participated by parents and family, educators and professors.2009-03-06T11:08:04Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1356porNeves, Marta Guerreiro Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:38.766337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
title |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
spellingShingle |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. Neves, Marta Guerreiro Dias Crianças e adolescentes serviços de comunicação online riscos online literacia digital Children and young people online communication services online risks digital literacy |
title_short |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
title_full |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
title_fullStr |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
title_full_unstemmed |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
title_sort |
Crianças e comunicação online: pistas para uma prevenção precoce do risco. |
author |
Neves, Marta Guerreiro Dias |
author_facet |
Neves, Marta Guerreiro Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Marta Guerreiro Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças e adolescentes serviços de comunicação online riscos online literacia digital Children and young people online communication services online risks digital literacy |
topic |
Crianças e adolescentes serviços de comunicação online riscos online literacia digital Children and young people online communication services online risks digital literacy |
description |
No presente estudo procura-se abordar a questão dos riscos inerentes ao uso da Internet por crianças e adolescentes, dando especial enfoque aos que resultam do emprego de serviços de comunicação mediados por aquela tecnologia. Neste âmbito, pretende-se averiguar em que medida o risco online a que as crianças estão sujeitas, é susceptível de ser minimizado mediante a promoção da literacia digital ainda em idades jovens (6, 7, 8 anos). Eis a hipótese de investigação consubstanciada em três perguntas focadas sobre a vertente comunicacional: - Qual o relevo dado pelos mais novos ao Messenger, ao Hi5 e as salas de conversação abertas, no cômputo geral dos seus usos online? - Qual a percepção do risco online que exprimem relativamente a cada um destes serviços de comunicação? - Como lidam com as manifestações de risco específicas de cada um dos serviços de comunicação considerados? Hipótese e perguntas de investigação determinam que se proceda a um adequado enquadramento teórico no âmbito do qual são disseminados conceitos como os de literacia digital, tipologias de riscos, mediação parental e escolar. Nesta sequência, constitui-se uma estrutura metodológica consentânea com as pesquisas a implementar. Esta funciona como apoio e fundamento para elaborar e aplicar vários materiais que animam a componente empírica do projecto. Da averiguação levada a cabo, resultam pistas que indiciam a relevância do investimento precoce nas literacias digitais, o que permite sustentar um modelo de utilização da Internet essencialmente centrado numa auto-regulação do risco pelos mais novos, pró-activamente participada por progenitores e família, educadores e professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2008-09 2009-03-06T11:08:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/1356 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/1356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134745583419392 |