Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Filipa Gonçalves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13263
Resumo: O presente relatório final evidencia as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, associadas às práticas supervisionadas de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Deste modo, neste documento caraterizam-se os contextos de intervenção, fundamentam-se as opções pedagógicas mobilizadas nos processos de ensino e de aprendizagem, reflete-se sobre os aspetos mais significativos experienciados ao longo do estágio nos dois ciclos de escolaridade (experiencias-chave) e apresenta-se um estudo exploratório sobre a indisciplina na sala de aula, circunscrito à turma onde estagiei em 1.º CEB, visando a sua compreensão e melhoria. Como refere Maria Teresa Estrela (1991), os comportamentos indisciplinados dos alunos são dos maiores problemas que perturbam o ambiente e a qualidade do ensino nos espaços escolares. Por conseguinte, a compreensão do comportamento indisciplinado na sala de aula é um primeiro passo para uma posterior intervenção fundamentada. Assim, o presente estudo permitiu evidenciar o seguinte: i) os comportamentos referidos como os mais problemáticos relacionam-se com a obstrução à ação dos colegas; movimentos de deslocação na sala não autorizados; réplicas à ação disciplinadora da professora e bullying verbal dirigido aos colegas; ii) apesar de os alunos terem uma correta conceção de regra e de disciplina, não agem de acordo com os níveis morais mais escolhidos por si próprios; iii) existem diferenças significativas na conceptualização da indisciplina em função do sexo.
id RCAP_08e1152cca1ccd5ceeb901494ccf1134
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório finalEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório final evidencia as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, associadas às práticas supervisionadas de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Deste modo, neste documento caraterizam-se os contextos de intervenção, fundamentam-se as opções pedagógicas mobilizadas nos processos de ensino e de aprendizagem, reflete-se sobre os aspetos mais significativos experienciados ao longo do estágio nos dois ciclos de escolaridade (experiencias-chave) e apresenta-se um estudo exploratório sobre a indisciplina na sala de aula, circunscrito à turma onde estagiei em 1.º CEB, visando a sua compreensão e melhoria. Como refere Maria Teresa Estrela (1991), os comportamentos indisciplinados dos alunos são dos maiores problemas que perturbam o ambiente e a qualidade do ensino nos espaços escolares. Por conseguinte, a compreensão do comportamento indisciplinado na sala de aula é um primeiro passo para uma posterior intervenção fundamentada. Assim, o presente estudo permitiu evidenciar o seguinte: i) os comportamentos referidos como os mais problemáticos relacionam-se com a obstrução à ação dos colegas; movimentos de deslocação na sala não autorizados; réplicas à ação disciplinadora da professora e bullying verbal dirigido aos colegas; ii) apesar de os alunos terem uma correta conceção de regra e de disciplina, não agem de acordo com os níveis morais mais escolhidos por si próprios; iii) existem diferenças significativas na conceptualização da indisciplina em função do sexo.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumCastro, Ana Filipa Gonçalves de2016-04-22T13:42:00Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13263201333082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.952671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
title Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
spellingShingle Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
Castro, Ana Filipa Gonçalves de
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
title_full Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
title_fullStr Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
title_full_unstemmed Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
title_sort Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final
author Castro, Ana Filipa Gonçalves de
author_facet Castro, Ana Filipa Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Filipa Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente relatório final evidencia as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, associadas às práticas supervisionadas de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Deste modo, neste documento caraterizam-se os contextos de intervenção, fundamentam-se as opções pedagógicas mobilizadas nos processos de ensino e de aprendizagem, reflete-se sobre os aspetos mais significativos experienciados ao longo do estágio nos dois ciclos de escolaridade (experiencias-chave) e apresenta-se um estudo exploratório sobre a indisciplina na sala de aula, circunscrito à turma onde estagiei em 1.º CEB, visando a sua compreensão e melhoria. Como refere Maria Teresa Estrela (1991), os comportamentos indisciplinados dos alunos são dos maiores problemas que perturbam o ambiente e a qualidade do ensino nos espaços escolares. Por conseguinte, a compreensão do comportamento indisciplinado na sala de aula é um primeiro passo para uma posterior intervenção fundamentada. Assim, o presente estudo permitiu evidenciar o seguinte: i) os comportamentos referidos como os mais problemáticos relacionam-se com a obstrução à ação dos colegas; movimentos de deslocação na sala não autorizados; réplicas à ação disciplinadora da professora e bullying verbal dirigido aos colegas; ii) apesar de os alunos terem uma correta conceção de regra e de disciplina, não agem de acordo com os níveis morais mais escolhidos por si próprios; iii) existem diferenças significativas na conceptualização da indisciplina em função do sexo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-22T13:42:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13263
201333082
url http://hdl.handle.net/10400.26/13263
identifier_str_mv 201333082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015719227392