Agora, é hora de comunicar!: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rute Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13259
Resumo: O relatório apresentado reflete as atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando-se três dimensões formativas inerentes ao estágio: descritiva, reflexiva e investigativa. Na componente descritiva são caracterizados os contextos nos quais intervim pedagogicamente quer no 1.º CEB, quer no 2.º CEB, provendo-se com base neles a fundamentação das respetivas escolhas pedagógicas mais adequadas a cada prática de intervenção. Na componente reflexiva, quer no 1.º CEB, quer no 2.º CEB são analisadas e refletidas as práticas de intervenção, designadas neste relatório por experiências-chave. Por último, neste documento, é desenvolvida a componente de investigação. O estudo incide sobre as representações dos professores do 1º e 2º CEB acerca da importância das suas capacidades comunicacionais no contexto pedagógico. Os principais resultados evidenciam que os professores valorizam as competências comunicacionais na sala de aula, percebendo a influência e a importância da sua comunicação assertiva, no desempenho escolar dos seus alunos.
id RCAP_65d6d682a84eee9a33b45a73e042a91a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agora, é hora de comunicar!: relatório finalEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO relatório apresentado reflete as atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando-se três dimensões formativas inerentes ao estágio: descritiva, reflexiva e investigativa. Na componente descritiva são caracterizados os contextos nos quais intervim pedagogicamente quer no 1.º CEB, quer no 2.º CEB, provendo-se com base neles a fundamentação das respetivas escolhas pedagógicas mais adequadas a cada prática de intervenção. Na componente reflexiva, quer no 1.º CEB, quer no 2.º CEB são analisadas e refletidas as práticas de intervenção, designadas neste relatório por experiências-chave. Por último, neste documento, é desenvolvida a componente de investigação. O estudo incide sobre as representações dos professores do 1º e 2º CEB acerca da importância das suas capacidades comunicacionais no contexto pedagógico. Os principais resultados evidenciam que os professores valorizam as competências comunicacionais na sala de aula, percebendo a influência e a importância da sua comunicação assertiva, no desempenho escolar dos seus alunos.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumSantos, Ana Rute Machado2016-04-22T12:29:48Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13259201333414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.725606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agora, é hora de comunicar!: relatório final
title Agora, é hora de comunicar!: relatório final
spellingShingle Agora, é hora de comunicar!: relatório final
Santos, Ana Rute Machado
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Agora, é hora de comunicar!: relatório final
title_full Agora, é hora de comunicar!: relatório final
title_fullStr Agora, é hora de comunicar!: relatório final
title_full_unstemmed Agora, é hora de comunicar!: relatório final
title_sort Agora, é hora de comunicar!: relatório final
author Santos, Ana Rute Machado
author_facet Santos, Ana Rute Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Rute Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O relatório apresentado reflete as atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, evidenciando-se três dimensões formativas inerentes ao estágio: descritiva, reflexiva e investigativa. Na componente descritiva são caracterizados os contextos nos quais intervim pedagogicamente quer no 1.º CEB, quer no 2.º CEB, provendo-se com base neles a fundamentação das respetivas escolhas pedagógicas mais adequadas a cada prática de intervenção. Na componente reflexiva, quer no 1.º CEB, quer no 2.º CEB são analisadas e refletidas as práticas de intervenção, designadas neste relatório por experiências-chave. Por último, neste documento, é desenvolvida a componente de investigação. O estudo incide sobre as representações dos professores do 1º e 2º CEB acerca da importância das suas capacidades comunicacionais no contexto pedagógico. Os principais resultados evidenciam que os professores valorizam as competências comunicacionais na sala de aula, percebendo a influência e a importância da sua comunicação assertiva, no desempenho escolar dos seus alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-22T12:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13259
201333414
url http://hdl.handle.net/10400.26/13259
identifier_str_mv 201333414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015712935936