Caracterização do outsourcing de serviços de sistemas de informação em grandes empresas portuguesas: características contratuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/597 |
Resumo: | O outsourcing de serviços de sistemas de informação, hoje uma prática de gestão bem consolidada, apresenta-se como uma opção estratégica para as empresas e continua a evoluir aos mais vários níveis, quer na dimensão, quer no tipo de contratos realizados. Com a finalidade de identificar os serviços que são mais frequentemente sujeitos a outsourcing e melhor compreender como é conduzido o processo de contratação, foi realizado um estudo com base num inquérito dirigido a gestores de sistemas de informação de grandes empresas em Portugal. O estudo realizado possibilitou identificar os serviços de sistemas de informação usualmente contratados, os principais critérios usados na selecção de fornecedores, os aspectos considerados na elaboração de contratos, as dificuldades que tipicamente surgem nos relacionamentos entre clientes e fornecedores, bem como os mecanismos adoptados para a resolução de conflitos. |
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Caracterização do outsourcing de serviços de sistemas de informação em grandes empresas portuguesas: características contratuaisSistemas de informaçãoOutsourcingO outsourcing de serviços de sistemas de informação, hoje uma prática de gestão bem consolidada, apresenta-se como uma opção estratégica para as empresas e continua a evoluir aos mais vários níveis, quer na dimensão, quer no tipo de contratos realizados. Com a finalidade de identificar os serviços que são mais frequentemente sujeitos a outsourcing e melhor compreender como é conduzido o processo de contratação, foi realizado um estudo com base num inquérito dirigido a gestores de sistemas de informação de grandes empresas em Portugal. O estudo realizado possibilitou identificar os serviços de sistemas de informação usualmente contratados, os principais critérios usados na selecção de fornecedores, os aspectos considerados na elaboração de contratos, as dificuldades que tipicamente surgem nos relacionamentos entre clientes e fornecedores, bem como os mecanismos adoptados para a resolução de conflitos.The information systems outsourcing, a management practice well established nowadays, presents itself as a strategic option for companies and continues to evolve at various levels, either in size or in type of contracts. In order to identify the services that are more outsourced and better understand how the hiring process is conducted, it was made a study based on a survey sent to information systems managers from large companies in Portugal. The study allowed to identify the information systems services usually outsourced, the main criteria used in selecting suppliers, the aspects considered in contracts, the difficulties that typically arise in relationships between customers and suppliers, as well as the mechanisms adopted for conflict resolution.2011-09-28T11:16:07Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/597pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga, Maria da Glória Rosasreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:57.739389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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