Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jorge Manuel Parra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10943
Resumo: Como utilizar o smartphone como instrumento pedagógico no 5.º ano de escolaridade, em Educação Musical, nos três domínios comuns à Educação Artística? Esta questão, à qual se pretendeu dar resposta, motivou o presente estudo, que decorreu no ano letivo de 2018-2019. Metodologicamente optámos por um estudo de caso – uma turma do 5.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. A recolha de dados foi efetuada durante as atividades letivas através de observação e inquéritos. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados obtidos relevam que os alunos percecionam o smartphone como um instrumento de entretenimento, o que, contudo, não inviabilizou o seu uso, dialógico e colaborativo, e consequente construção das aprendizagens essenciais, nomeadamente através das aplicações Doodle Bach, Padlet e Kahoot. Conclui-se, que tal é possível desde que as atividades letivas desenvolvidas no âmbito da aprendizagem ativa sejam enquadradas por um código de conduta.
id RCAP_08f0bdc32c721cc3ce4b35a540ccd7d1
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridadeSmartphonesMobile learningEducação musicalEnsino básicoAplicações WebAprendizagem ativaM-learningMusic educationBasic schoolActive learningWeb applicationsODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasComo utilizar o smartphone como instrumento pedagógico no 5.º ano de escolaridade, em Educação Musical, nos três domínios comuns à Educação Artística? Esta questão, à qual se pretendeu dar resposta, motivou o presente estudo, que decorreu no ano letivo de 2018-2019. Metodologicamente optámos por um estudo de caso – uma turma do 5.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. A recolha de dados foi efetuada durante as atividades letivas através de observação e inquéritos. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados obtidos relevam que os alunos percecionam o smartphone como um instrumento de entretenimento, o que, contudo, não inviabilizou o seu uso, dialógico e colaborativo, e consequente construção das aprendizagens essenciais, nomeadamente através das aplicações Doodle Bach, Padlet e Kahoot. Conclui-se, que tal é possível desde que as atividades letivas desenvolvidas no âmbito da aprendizagem ativa sejam enquadradas por um código de conduta.How to use the smartphone as a pedagogical resource in the 5th grade, in Music Education, in the three areas common to Art Education? The present study, that took place in the academic year of 2018-2019, was inspired by this question to which it aimed to answer to. Methodologically we opted for a case study approach - a 5th grade class of Anselmo de Andrade Group of Schools. Data collection was carried out during school activities through observation and surveys. Descriptive statistics and content analysis were used for data analysis. The results obtained hightlight that the pupils perceive the smartphone as an instrument of entertainment, which, however, did not prevent its dialogical and collaborative use, and subsequent construction of essential learning, through the Doodle Bach, Padlet and Kahoot. We conclude that this is possible providing that the teaching activities developed in the context of active learning are framed by a code of conduct.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRepositório AbertoGonçalves, Jorge Manuel Parra2021-07-28T08:08:33Z2021-06-242021-07-282021-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10943TID:202750353porGonçalves, Jorge Manuel Parra - Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 139 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:30.160512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
title Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
spellingShingle Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
Gonçalves, Jorge Manuel Parra
Smartphones
Mobile learning
Educação musical
Ensino básico
Aplicações Web
Aprendizagem ativa
M-learning
Music education
Basic school
Active learning
Web applications
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
title_full Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
title_fullStr Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
title_sort Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade
author Gonçalves, Jorge Manuel Parra
author_facet Gonçalves, Jorge Manuel Parra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Jorge Manuel Parra
dc.subject.por.fl_str_mv Smartphones
Mobile learning
Educação musical
Ensino básico
Aplicações Web
Aprendizagem ativa
M-learning
Music education
Basic school
Active learning
Web applications
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Smartphones
Mobile learning
Educação musical
Ensino básico
Aplicações Web
Aprendizagem ativa
M-learning
Music education
Basic school
Active learning
Web applications
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Como utilizar o smartphone como instrumento pedagógico no 5.º ano de escolaridade, em Educação Musical, nos três domínios comuns à Educação Artística? Esta questão, à qual se pretendeu dar resposta, motivou o presente estudo, que decorreu no ano letivo de 2018-2019. Metodologicamente optámos por um estudo de caso – uma turma do 5.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. A recolha de dados foi efetuada durante as atividades letivas através de observação e inquéritos. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados obtidos relevam que os alunos percecionam o smartphone como um instrumento de entretenimento, o que, contudo, não inviabilizou o seu uso, dialógico e colaborativo, e consequente construção das aprendizagens essenciais, nomeadamente através das aplicações Doodle Bach, Padlet e Kahoot. Conclui-se, que tal é possível desde que as atividades letivas desenvolvidas no âmbito da aprendizagem ativa sejam enquadradas por um código de conduta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28T08:08:33Z
2021-06-24
2021-07-28
2021-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10943
TID:202750353
url http://hdl.handle.net/10400.2/10943
identifier_str_mv TID:202750353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Jorge Manuel Parra - Os smartphones e a educação musical no 5.º ano de escolaridade [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 139 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135092683046912