Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel, Mauane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12746
Resumo: A presente Dissertação “Educação a distância: Potenciar a interação no curso de licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0”, estuda a interação entre estudantes e tutores, nos ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Biologia do Centro de Ensino a Distância na Universidade Católica de Moçambique. O trabalho pretende contribuir para a interação no ensino e aprendizagem, com o uso de ferramentas web.2.0 que permitem a construção de conteúdos de forma colaborativa. A metodologia usada é mista que pretende superar a lacuna entre a teoria e prática sobre a potenciação da interação através de ferramentas web 2.0. Usou se a entrevista aos estudantes para perceber o seu nível de sentimento e opinião na interação, inquérito por questionário aos tutores e a análise documental, para aferir as actividades pedagógicas desenhadas para o uso de ferramentas web 2.0. Os resultados nos permitiram concluir que a maioria dos professores/tutores que fazem tutoria no curso de Biologia não teve formação em docência online. Na Instituição há pouca promoção na capacitação dos professores para o uso da web 2.0. Constatou -se, também, que a maioria dos professores não usa a web.2.0 na sua tutoria e há pouca interação por vídeo-conferência e nosfóruns de debate. As actividades na web 2.0 são realizadas de forma pontual, quando os tutores consideram que a situação assim exige e não de forma integrada.
id RCAP_9cc615a57538d0ee9b54a18edc748976
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.Educação a distânciaWeb 2.0InteraçãoTutoria onlineMoçambiqueWeb 2.0 toolsVirtual interactionDistance educationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA presente Dissertação “Educação a distância: Potenciar a interação no curso de licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0”, estuda a interação entre estudantes e tutores, nos ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Biologia do Centro de Ensino a Distância na Universidade Católica de Moçambique. O trabalho pretende contribuir para a interação no ensino e aprendizagem, com o uso de ferramentas web.2.0 que permitem a construção de conteúdos de forma colaborativa. A metodologia usada é mista que pretende superar a lacuna entre a teoria e prática sobre a potenciação da interação através de ferramentas web 2.0. Usou se a entrevista aos estudantes para perceber o seu nível de sentimento e opinião na interação, inquérito por questionário aos tutores e a análise documental, para aferir as actividades pedagógicas desenhadas para o uso de ferramentas web 2.0. Os resultados nos permitiram concluir que a maioria dos professores/tutores que fazem tutoria no curso de Biologia não teve formação em docência online. Na Instituição há pouca promoção na capacitação dos professores para o uso da web 2.0. Constatou -se, também, que a maioria dos professores não usa a web.2.0 na sua tutoria e há pouca interação por vídeo-conferência e nosfóruns de debate. As actividades na web 2.0 são realizadas de forma pontual, quando os tutores consideram que a situação assim exige e não de forma integrada.In this Dissertation "Distance education: Enhancing the interaction of a degree course in Biology Teaching through Web 2.0", aims to focus on the interaction between students and tutors, in the virtual learning environments in Biology course of the Teaching Center Distance at Catholic University of Mozambique. The Distance intends to improve interaction in teaching and learning, with the need to incorporate web.2.0 tools that allow the construction of contents in a collaborative way. The methodology used is mixed that intends to overcome the gap between theory and practice on the potentiation of interaction through web 2.0 tools. It used the interview of the students to perceive their level of opinion in the interaction, tutors' inquiry and the documentary analysis, to gauge the pedagogical activities designed for the use of web 2.0 tools. The data allowed us to conclude that most of the teachers / tutors who give tutorials in the Biology course had few training in online teaching. In the Institution there is little promotion in enabling teachers to use web 2.0. It was found that most teachers do not use web.2.0 for their tutorials. There is little interaction by video conferencing in WebEx and discussion forums. Activities with web 2.0 are carried out in a timely manner, when tutors feel that the situation requires it and not in an integrated way.Oliveira, IsolinaRepositório AbertoManuel, Mauane2022-12-16T16:56:43Z2019-10-292022-12-262019-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12746TID:203142276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:43:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:59.218614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
title Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
spellingShingle Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
Manuel, Mauane
Educação a distância
Web 2.0
Interação
Tutoria online
Moçambique
Web 2.0 tools
Virtual interaction
Distance education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
title_full Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
title_fullStr Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
title_full_unstemmed Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
title_sort Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.
author Manuel, Mauane
author_facet Manuel, Mauane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Manuel, Mauane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Web 2.0
Interação
Tutoria online
Moçambique
Web 2.0 tools
Virtual interaction
Distance education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Educação a distância
Web 2.0
Interação
Tutoria online
Moçambique
Web 2.0 tools
Virtual interaction
Distance education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A presente Dissertação “Educação a distância: Potenciar a interação no curso de licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0”, estuda a interação entre estudantes e tutores, nos ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Biologia do Centro de Ensino a Distância na Universidade Católica de Moçambique. O trabalho pretende contribuir para a interação no ensino e aprendizagem, com o uso de ferramentas web.2.0 que permitem a construção de conteúdos de forma colaborativa. A metodologia usada é mista que pretende superar a lacuna entre a teoria e prática sobre a potenciação da interação através de ferramentas web 2.0. Usou se a entrevista aos estudantes para perceber o seu nível de sentimento e opinião na interação, inquérito por questionário aos tutores e a análise documental, para aferir as actividades pedagógicas desenhadas para o uso de ferramentas web 2.0. Os resultados nos permitiram concluir que a maioria dos professores/tutores que fazem tutoria no curso de Biologia não teve formação em docência online. Na Instituição há pouca promoção na capacitação dos professores para o uso da web 2.0. Constatou -se, também, que a maioria dos professores não usa a web.2.0 na sua tutoria e há pouca interação por vídeo-conferência e nosfóruns de debate. As actividades na web 2.0 são realizadas de forma pontual, quando os tutores consideram que a situação assim exige e não de forma integrada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2019-10-29T00:00:00Z
2022-12-16T16:56:43Z
2022-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12746
TID:203142276
url http://hdl.handle.net/10400.2/12746
identifier_str_mv TID:203142276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135111832141824