Design de um jogo sério histórico para turismo cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alice João Coanhas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39804
Resumo: A preservação do património cultural e histórico é fundamental para a continuidade de tradições e culturas dos antepassados, e por este motivo a promoção do turismo cultural é hoje um elemento central nas políticas culturais. Na presente investigação pretende-se desenvolver conteúdo multimédia, mais concretamente um jogo sério, cujo objetivo passa por incrementar o engajamento de turistas com a cultura e história do local. O jogo foi implementado na aldeia de Almeida, parte da rede de 12 aldeias associadas às Aldeias Históricas de Portugal. O jogo foi testado, com foco no engajamento do jogador, interpretando-se o potencial de implementação noutras aldeias e locais de interesse cultural. Para o desenvolvimento da investigação foi necessária uma metodologia, que contribuísse para a organização do trabalho de investigação. A metodologia que mais se enquadrava na dissertação é o Design Science Research, sendo a mais focada no desenvolvimento de conteúdos multimédia, neste caso um jogo digital. Após a realização do protótipo de jogo aplicado a um momento histórico da aldeia de Almeida, foram aplicados testes que validam a jogabilidade, usabilidade e aprendizagem da história. Em suma, foi possível concluir que o protótipo promoveu a aprendizagem sobre a história de Almeida e, por isso, considera-se que este género de jogos tem potencial para a transmissão e preservação do património cultural e histórico de um local.
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