UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vahldick, Adilson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Vinicius Tomé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663
Resumo: A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor.
id URI-5_141166e5f16d5ef68c780ea811e07702
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/663
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADAensino de físicarealidade aumentadajogos sériosA Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/66310.31512/encitec.v12i2.663Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 157-1672237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663/404Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Vinicius Tomé Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVahldick, AdilsonVieira, Vinicius Tomé2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/663Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
title UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
spellingShingle UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
Vahldick, Adilson
ensino de física
realidade aumentada
jogos sérios
title_short UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
title_full UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
title_fullStr UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
title_full_unstemmed UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
title_sort UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
author Vahldick, Adilson
author_facet Vahldick, Adilson
Vieira, Vinicius Tomé
author_role author
author2 Vieira, Vinicius Tomé
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vahldick, Adilson
Vieira, Vinicius Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
realidade aumentada
jogos sérios
topic ensino de física
realidade aumentada
jogos sérios
description A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663
10.31512/encitec.v12i2.663
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i2.663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663/404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Vinicius Tomé Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Vinicius Tomé Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 157-167
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333721141248