UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663 |
Resumo: | A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor. |
id |
URI-5_141166e5f16d5ef68c780ea811e07702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/663 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADAensino de físicarealidade aumentadajogos sériosA Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/66310.31512/encitec.v12i2.663Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 157-1672237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663/404Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Vinicius Tomé Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVahldick, AdilsonVieira, Vinicius Tomé2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/663Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
title |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
spellingShingle |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA Vahldick, Adilson ensino de física realidade aumentada jogos sérios |
title_short |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
title_full |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
title_fullStr |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
title_full_unstemmed |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
title_sort |
UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA |
author |
Vahldick, Adilson |
author_facet |
Vahldick, Adilson Vieira, Vinicius Tomé |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Vinicius Tomé |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vahldick, Adilson Vieira, Vinicius Tomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de física realidade aumentada jogos sérios |
topic |
ensino de física realidade aumentada jogos sérios |
description |
A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663 10.31512/encitec.v12i2.663 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i2.663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/663/404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Vinicius Tomé Vieira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Vinicius Tomé Vieira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 157-167 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333721141248 |