Contributos da escola para a inclusão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Maria da Graça Caridade Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/14362
Resumo: Este texto pretende analisar o contributo da escola para a inclusão digital, um tema fundamental uma vez que vivemos na era da Sociedade da Informação e Comunicação. Tendo em conta as estratégias de inclusão expressas em iniciativas institucionais que aliam tecnologia e educação, analisamos a relação dos jovens com as TIC, em particular com o computador/Internet, nas suas vivências diárias em contexto formal (escolar) e informal (familiar), expressa nos usos, competências e valorização dos meios na perspectiva da literacia digital. Foi considerada uma amostra de jovens de um agrupamento escolar do noroeste de Portugal, bem como do respectivo ambiente familiar em TIC. Os resultados indicam existir profundas desigualdades a nível do contexto da familiar e que, neste cenário assimétrico, a Escola temse assumido como factor de inclusão digital, possibilitando o acesso à Internet a jovens que, de outra forma, dificilmente teriam essa possibilidade.
id RCAP_090b7a9273468db556e01adec20872d8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da escola para a inclusão digitalInclusão digitalDivisão digitalLiteracia digitalSociedade da InformaçãoTecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICE)Digital inclusionDigital divisionDigital literacyInformation SocietyInformation and Communication Technologies (ICT), ICT in educationEste texto pretende analisar o contributo da escola para a inclusão digital, um tema fundamental uma vez que vivemos na era da Sociedade da Informação e Comunicação. Tendo em conta as estratégias de inclusão expressas em iniciativas institucionais que aliam tecnologia e educação, analisamos a relação dos jovens com as TIC, em particular com o computador/Internet, nas suas vivências diárias em contexto formal (escolar) e informal (familiar), expressa nos usos, competências e valorização dos meios na perspectiva da literacia digital. Foi considerada uma amostra de jovens de um agrupamento escolar do noroeste de Portugal, bem como do respectivo ambiente familiar em TIC. Os resultados indicam existir profundas desigualdades a nível do contexto da familiar e que, neste cenário assimétrico, a Escola temse assumido como factor de inclusão digital, possibilitando o acesso à Internet a jovens que, de outra forma, dificilmente teriam essa possibilidade.The present text is an analysis of the school contributes for digital inclusion, a fundamental topic on the Information Society. Bearing in mind the inclusion political strategies linking technology to education, we analyzed the teenagers’ relation with ICT, in particular with the computer and the internet, either on a formal educational context as well as in their informal (family) uses, competences and value of the ICT in a perspective of digital literacy. We studied a group of teenagers of a northeast Portuguese school as well as the correspondent family group (parents). Research results show that there are deep differences in informal (family) context and that, in this particular group, school acts as a means of actual digital inclusion of a group of teenagers that otherwise would have great difficulties in internet and ICT access.Universidade de Santiago de Compostela. Instituto de Ciencias da EducaciónUniversidade do MinhoSilva, Bento DuartePereira, Maria da Graça Caridade Barbosa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/14362por1130-8656info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:25:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:30.728832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da escola para a inclusão digital
title Contributos da escola para a inclusão digital
spellingShingle Contributos da escola para a inclusão digital
Silva, Bento Duarte
Inclusão digital
Divisão digital
Literacia digital
Sociedade da Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICE)
Digital inclusion
Digital division
Digital literacy
Information Society
Information and Communication Technologies (ICT), ICT in education
title_short Contributos da escola para a inclusão digital
title_full Contributos da escola para a inclusão digital
title_fullStr Contributos da escola para a inclusão digital
title_full_unstemmed Contributos da escola para a inclusão digital
title_sort Contributos da escola para a inclusão digital
author Silva, Bento Duarte
author_facet Silva, Bento Duarte
Pereira, Maria da Graça Caridade Barbosa
author_role author
author2 Pereira, Maria da Graça Caridade Barbosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bento Duarte
Pereira, Maria da Graça Caridade Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Divisão digital
Literacia digital
Sociedade da Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICE)
Digital inclusion
Digital division
Digital literacy
Information Society
Information and Communication Technologies (ICT), ICT in education
topic Inclusão digital
Divisão digital
Literacia digital
Sociedade da Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICE)
Digital inclusion
Digital division
Digital literacy
Information Society
Information and Communication Technologies (ICT), ICT in education
description Este texto pretende analisar o contributo da escola para a inclusão digital, um tema fundamental uma vez que vivemos na era da Sociedade da Informação e Comunicação. Tendo em conta as estratégias de inclusão expressas em iniciativas institucionais que aliam tecnologia e educação, analisamos a relação dos jovens com as TIC, em particular com o computador/Internet, nas suas vivências diárias em contexto formal (escolar) e informal (familiar), expressa nos usos, competências e valorização dos meios na perspectiva da literacia digital. Foi considerada uma amostra de jovens de um agrupamento escolar do noroeste de Portugal, bem como do respectivo ambiente familiar em TIC. Os resultados indicam existir profundas desigualdades a nível do contexto da familiar e que, neste cenário assimétrico, a Escola temse assumido como factor de inclusão digital, possibilitando o acesso à Internet a jovens que, de outra forma, dificilmente teriam essa possibilidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/14362
url https://hdl.handle.net/1822/14362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1130-8656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela. Instituto de Ciencias da Educación
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela. Instituto de Ciencias da Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132710473564160