Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Catarina Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27937
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_090e12b6ee46bd888e90233dfcac1194
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - OliveirinhaEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico é a última etapa do percurso que viabiliza a passagem de estudante a professor. É uma fase fundamental para o aluno estagiário entrosar a educação teórica e a prática, aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente, realizar experimentações e refletir para melhorar a prática de ensino. A reflexão é fundamental no decurso deste ano, pois só através desta é possível analisar tanto falhas como mais-valias, que se traduzem numa melhoria da docência. A Escola Básica Castro Matoso acolheu o núcleo de estágio e foi o elemento essencial para tornar este processo possível, juntamente com a turma do 9º B. A dificuldade em conseguir motivar os alunos para a disciplina de Educação Física e para a prática futura de atividade física levou à problemática desenvolvida neste relatório. Enquanto professora estagiária é evidente a falta de recursos e estratégias para tornar as aulas mais ricas e motivadoras, pelo que fomos à procura de um modelo de ensino que tentasse colmatar essa dificuldade. Foi aplicado o Modelo de Ensino pelo Desporto (MED) com o objetivo de aproximar as modalidades lecionadas a partir desse modelo a um contexto o mais próximo da realidade possível. Passaram-se dois questionários aos alunos, antes e depois do MED, com o intuito de compreender as perceções dos mesmos sobre diferentes variáveis que o modelo abarca. No cômpito geral, foi possível observar que os alunos têm a perceção que este tipo de ensino é motivador e torna as aulas mais ricas e realistas. Contudo, as poucas diferenças existentes entre o pré e pós aplicação do MED devem-se, essencialmente, a uma utilização nem sempre perfeita deste modelo, pois houve menos aulas que o previsto, encurtando o planeamento prescrito inicialmente. Em jeito de conclusão, depende essencialmente do professor tornar estas aulas mais ricas e motivadoras. The teaching practice is the last stage on the pathway, thus enabling the transition from student to a teacher. It is a crucial point for the student to ally both theoretical and practical teaching, applying previously acquired knowledge, undergo experiments and think over a better teaching practice. A critical reflection during this year is key, as only through this can it be possible to find flaws and strengths, leading to better and improved teaching. Castro Matoso School received the trainee group and was a key element on making the whole process achievable, as well as the 9thB class. Motivational problems on raising students’ interest for Physical Education, and future physical activity were the focus on this report. As a trainee teacher, it became clear the lack of resources and strategies to improve on stimulating lessons, so we went on the search for a teaching model that could overpass this difficulties. The Education through Sports model was implemented, with the aim of getting different sports modalities inside that method as close to reality as possible. Students were submitted to a questionnaire before and after the implementation of the model, as to understand their perception on the variables contained. On a general analysis, it was clear that students understand this as a motivating and realistic teaching method. There were little differences observed from pre to post method implementation, which can be explained by the shorter number of classes than the predicted and planed initially, thus having being an incomplete implementation process. In conclusion, it only relies on the teacher to make these richer and motivating classes.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27937http://hdl.handle.net/10316/27937TID:201341417porGomes, A. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na EB Castro Matoso junto da turma 9ºB no ano letivo 2013/2014 – “Estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação Física com a aplicação do Modelo de Ensino pelo Desporto”. Dissertação de Mestrado. Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Gomes, Ana Catarina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.150518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
title Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
spellingShingle Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
Gomes, Ana Catarina Martins
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
title_full Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
title_fullStr Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
title_full_unstemmed Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
title_sort Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
author Gomes, Ana Catarina Martins
author_facet Gomes, Ana Catarina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Catarina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27937
http://hdl.handle.net/10316/27937
TID:201341417
url http://hdl.handle.net/10316/27937
identifier_str_mv TID:201341417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, A. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na EB Castro Matoso junto da turma 9ºB no ano letivo 2013/2014 – “Estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação Física com a aplicação do Modelo de Ensino pelo Desporto”. Dissertação de Mestrado. Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663376441344