A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Josaine Náira Leandro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43194
Resumo: O presente relatório de Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “A relação escola - famílias em creche e jardim de infância, em tempo de Pandemia”. Tendo por base as experiências vivenciadas nas Unidades Curriculares de Estágio, em contexto de creche e jardim de infância, pretende-se compreender como é promovida a relação com as famílias, nomeadamente que estratégias são utilizadas para promover esta relação em contexto de Pandemia. A abordagem metodológica utilizada foi uma metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para esta investigação, recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação, nomeadamente observação, notas de campo, registo fotográfico, análise documental, inquérito por questionário (aplicada às educadoras). Ao longo dos estágios foram realizadas algumas intervenções, de forma a promover a comunicação e participação das famílias em sala. Foram realizadas algumas atividades que possibilitavam às famílias participarem mesmo em contexto de Pandemia. Através deste estudo foi possível compreender a importância da relação escola e família, foi ainda possível identificar estratégias para que esta relação fosse conseguida. Em contexto de Pandemia pude observar as novas estratégias, e implementação de novas ferramentas tecnológicas para que fosse possível estabelecer e manter esta tão importante relação. Ainda foi possível refletir e compreender o papel da escola, família e educador(a) e como a relação destes contextos é importante para as crianças. E concluindo que todos beneficiam desta relação.
id RCAP_091c201d917d8386ca7298b4139671bf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemiaCrecheJardim de InfânciaEnvolvimentoPandemiaParticipaçãoChildcareKindergartenInvolvementPandemicParticipationO presente relatório de Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “A relação escola - famílias em creche e jardim de infância, em tempo de Pandemia”. Tendo por base as experiências vivenciadas nas Unidades Curriculares de Estágio, em contexto de creche e jardim de infância, pretende-se compreender como é promovida a relação com as famílias, nomeadamente que estratégias são utilizadas para promover esta relação em contexto de Pandemia. A abordagem metodológica utilizada foi uma metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para esta investigação, recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação, nomeadamente observação, notas de campo, registo fotográfico, análise documental, inquérito por questionário (aplicada às educadoras). Ao longo dos estágios foram realizadas algumas intervenções, de forma a promover a comunicação e participação das famílias em sala. Foram realizadas algumas atividades que possibilitavam às famílias participarem mesmo em contexto de Pandemia. Através deste estudo foi possível compreender a importância da relação escola e família, foi ainda possível identificar estratégias para que esta relação fosse conseguida. Em contexto de Pandemia pude observar as novas estratégias, e implementação de novas ferramentas tecnológicas para que fosse possível estabelecer e manter esta tão importante relação. Ainda foi possível refletir e compreender o papel da escola, família e educador(a) e como a relação destes contextos é importante para as crianças. E concluindo que todos beneficiam desta relação.The theme of this report of the Research Project of the Master's Degree in Preschool Education is - Strategies to promote the relationship with families in daycare and kindergarten in time of Pandemic. Based on the experiences lived during internships, in kindergarten and nursery school, we intend to understand how the relationship with families is promoted, and the strategies used to promote this relationship in the context of Pandemic. The methodological approach used was a qualitative research methodology, guided by the action- research principle. For this research, I used different information gathering procedures, observation, field notes, photographic record, document analysis, questionnaire survey (applied to the educators). Throughout the internships some interventions were made in order to promote communication and participation of families in the classroom. Some activities were carried out that allowed families to participate even in a pandemic context. Through this study it was possible to understand the importance of the school-family relationship, and it was also possible to identify strategies to achieve this relationship. In the context of Pandemic, I could observe the new strategies, and implementation of new technological tools so that it was possible to establish and maintain this important relationship. It was still possible to reflect and understand the role of school, family and educator and how important the relationship of these contexts is for the children. And concluding that everyone benefits from this relationship.Matos, Maria ManuelaRepositório ComumDutra, Josaine Náira Leandro2023-01-13T15:01:01Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43194TID:203155238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.699492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
title A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
spellingShingle A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
Dutra, Josaine Náira Leandro
Creche
Jardim de Infância
Envolvimento
Pandemia
Participação
Childcare
Kindergarten
Involvement
Pandemic
Participation
title_short A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
title_full A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
title_fullStr A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
title_full_unstemmed A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
title_sort A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
author Dutra, Josaine Náira Leandro
author_facet Dutra, Josaine Náira Leandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Manuela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Josaine Náira Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Jardim de Infância
Envolvimento
Pandemia
Participação
Childcare
Kindergarten
Involvement
Pandemic
Participation
topic Creche
Jardim de Infância
Envolvimento
Pandemia
Participação
Childcare
Kindergarten
Involvement
Pandemic
Participation
description O presente relatório de Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “A relação escola - famílias em creche e jardim de infância, em tempo de Pandemia”. Tendo por base as experiências vivenciadas nas Unidades Curriculares de Estágio, em contexto de creche e jardim de infância, pretende-se compreender como é promovida a relação com as famílias, nomeadamente que estratégias são utilizadas para promover esta relação em contexto de Pandemia. A abordagem metodológica utilizada foi uma metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para esta investigação, recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação, nomeadamente observação, notas de campo, registo fotográfico, análise documental, inquérito por questionário (aplicada às educadoras). Ao longo dos estágios foram realizadas algumas intervenções, de forma a promover a comunicação e participação das famílias em sala. Foram realizadas algumas atividades que possibilitavam às famílias participarem mesmo em contexto de Pandemia. Através deste estudo foi possível compreender a importância da relação escola e família, foi ainda possível identificar estratégias para que esta relação fosse conseguida. Em contexto de Pandemia pude observar as novas estratégias, e implementação de novas ferramentas tecnológicas para que fosse possível estabelecer e manter esta tão importante relação. Ainda foi possível refletir e compreender o papel da escola, família e educador(a) e como a relação destes contextos é importante para as crianças. E concluindo que todos beneficiam desta relação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-13T15:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43194
TID:203155238
url http://hdl.handle.net/10400.26/43194
identifier_str_mv TID:203155238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135401669033984