A relação escola-família na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotovio, Susana Andreia Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37633
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem por base a temática da relação com as famílias. O mesmo tem como intuito compreender as competências e estratégias a desenvolver como profissional em educação de infância no que concerne ao relacionamento com as famílias. Enquanto estagiária vivenciei duas práticas completamente distintas no que concerne á temática abordada. Uma em creche e outra em Jardim de Infância e onde identifiquei que a primeira poderia ser melhorada. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da investigação-ação. Foram utilizados como procedimentos de recolha de informação a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Foi ainda elaborado um questionário direcionado às educadoras cooperantes para identificar as suas conceções referentes a esta temática. Através deste estudo pude concluir que a relação escola/famílias só é praticável e eficaz quando a sua importância é reconhecida e valorizada pelas educadoras e respetivas equipas pedagógicas.
id RCAP_50f6a4c60e59b8b8d089974e8cb6124c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação escola-família na educação de infânciaCrecheJardim de InfânciaFamíliasComunicaçãoParticipaçãoEnvolvimentoNursery schoolNursery schoolFamiliesCommunicationParticipationInvolvementO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem por base a temática da relação com as famílias. O mesmo tem como intuito compreender as competências e estratégias a desenvolver como profissional em educação de infância no que concerne ao relacionamento com as famílias. Enquanto estagiária vivenciei duas práticas completamente distintas no que concerne á temática abordada. Uma em creche e outra em Jardim de Infância e onde identifiquei que a primeira poderia ser melhorada. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da investigação-ação. Foram utilizados como procedimentos de recolha de informação a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Foi ainda elaborado um questionário direcionado às educadoras cooperantes para identificar as suas conceções referentes a esta temática. Através deste estudo pude concluir que a relação escola/famílias só é praticável e eficaz quando a sua importância é reconhecida e valorizada pelas educadoras e respetivas equipas pedagógicas.This report was prepared as part of the Master's Degree in Pre-School Education, and was based on the theme of the relationship with families. It aims to understand the skills and strategies to be developed as a professional in education regarding the relationship with families, the promotion of the relationship between family and school, the strategies and activities for their participation and communication, and the constraints to the school/family relationship. As a trainee, I experienced two completely different practices regarding the approached theme. One in kindergarten and the other in nursery school, where I identified that the former could be improved. This study is framed within the qualitative research methodology, and was guided by the principles of action research methodology. The procedures used to collect information were non-participant and participant observation, field notes, photographic records, questionnaire survey and documentary research. I also prepared a questionnaire addressed to the cooperating educators to identify their conceptions regarding this issue. Through this study I can conclude that the school/family relationship is only feasible and effective when its importance is recognized and valued by the cooperating educators.Matos, Maria Manuela de SousaRepositório ComumCotovio, Susana Andreia Alves2021-10-06T12:22:10Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37633TID:202888959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:54.560659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação escola-família na educação de infância
title A relação escola-família na educação de infância
spellingShingle A relação escola-família na educação de infância
Cotovio, Susana Andreia Alves
Creche
Jardim de Infância
Famílias
Comunicação
Participação
Envolvimento
Nursery school
Nursery school
Families
Communication
Participation
Involvement
title_short A relação escola-família na educação de infância
title_full A relação escola-família na educação de infância
title_fullStr A relação escola-família na educação de infância
title_full_unstemmed A relação escola-família na educação de infância
title_sort A relação escola-família na educação de infância
author Cotovio, Susana Andreia Alves
author_facet Cotovio, Susana Andreia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Manuela de Sousa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotovio, Susana Andreia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Jardim de Infância
Famílias
Comunicação
Participação
Envolvimento
Nursery school
Nursery school
Families
Communication
Participation
Involvement
topic Creche
Jardim de Infância
Famílias
Comunicação
Participação
Envolvimento
Nursery school
Nursery school
Families
Communication
Participation
Involvement
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem por base a temática da relação com as famílias. O mesmo tem como intuito compreender as competências e estratégias a desenvolver como profissional em educação de infância no que concerne ao relacionamento com as famílias. Enquanto estagiária vivenciei duas práticas completamente distintas no que concerne á temática abordada. Uma em creche e outra em Jardim de Infância e onde identifiquei que a primeira poderia ser melhorada. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da investigação-ação. Foram utilizados como procedimentos de recolha de informação a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Foi ainda elaborado um questionário direcionado às educadoras cooperantes para identificar as suas conceções referentes a esta temática. Através deste estudo pude concluir que a relação escola/famílias só é praticável e eficaz quando a sua importância é reconhecida e valorizada pelas educadoras e respetivas equipas pedagógicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06T12:22:10Z
2021-09
2021-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37633
TID:202888959
url http://hdl.handle.net/10400.26/37633
identifier_str_mv TID:202888959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135389478289408