A relação escola-família na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37633 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem por base a temática da relação com as famílias. O mesmo tem como intuito compreender as competências e estratégias a desenvolver como profissional em educação de infância no que concerne ao relacionamento com as famílias. Enquanto estagiária vivenciei duas práticas completamente distintas no que concerne á temática abordada. Uma em creche e outra em Jardim de Infância e onde identifiquei que a primeira poderia ser melhorada. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da investigação-ação. Foram utilizados como procedimentos de recolha de informação a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Foi ainda elaborado um questionário direcionado às educadoras cooperantes para identificar as suas conceções referentes a esta temática. Através deste estudo pude concluir que a relação escola/famílias só é praticável e eficaz quando a sua importância é reconhecida e valorizada pelas educadoras e respetivas equipas pedagógicas. |
id |
RCAP_50f6a4c60e59b8b8d089974e8cb6124c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37633 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação escola-família na educação de infânciaCrecheJardim de InfânciaFamíliasComunicaçãoParticipaçãoEnvolvimentoNursery schoolNursery schoolFamiliesCommunicationParticipationInvolvementO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem por base a temática da relação com as famílias. O mesmo tem como intuito compreender as competências e estratégias a desenvolver como profissional em educação de infância no que concerne ao relacionamento com as famílias. Enquanto estagiária vivenciei duas práticas completamente distintas no que concerne á temática abordada. Uma em creche e outra em Jardim de Infância e onde identifiquei que a primeira poderia ser melhorada. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da investigação-ação. Foram utilizados como procedimentos de recolha de informação a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Foi ainda elaborado um questionário direcionado às educadoras cooperantes para identificar as suas conceções referentes a esta temática. Através deste estudo pude concluir que a relação escola/famílias só é praticável e eficaz quando a sua importância é reconhecida e valorizada pelas educadoras e respetivas equipas pedagógicas.This report was prepared as part of the Master's Degree in Pre-School Education, and was based on the theme of the relationship with families. It aims to understand the skills and strategies to be developed as a professional in education regarding the relationship with families, the promotion of the relationship between family and school, the strategies and activities for their participation and communication, and the constraints to the school/family relationship. As a trainee, I experienced two completely different practices regarding the approached theme. One in kindergarten and the other in nursery school, where I identified that the former could be improved. This study is framed within the qualitative research methodology, and was guided by the principles of action research methodology. The procedures used to collect information were non-participant and participant observation, field notes, photographic records, questionnaire survey and documentary research. I also prepared a questionnaire addressed to the cooperating educators to identify their conceptions regarding this issue. Through this study I can conclude that the school/family relationship is only feasible and effective when its importance is recognized and valued by the cooperating educators.Matos, Maria Manuela de SousaRepositório ComumCotovio, Susana Andreia Alves2021-10-06T12:22:10Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37633TID:202888959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:54.560659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação escola-família na educação de infância |
title |
A relação escola-família na educação de infância |
spellingShingle |
A relação escola-família na educação de infância Cotovio, Susana Andreia Alves Creche Jardim de Infância Famílias Comunicação Participação Envolvimento Nursery school Nursery school Families Communication Participation Involvement |
title_short |
A relação escola-família na educação de infância |
title_full |
A relação escola-família na educação de infância |
title_fullStr |
A relação escola-família na educação de infância |
title_full_unstemmed |
A relação escola-família na educação de infância |
title_sort |
A relação escola-família na educação de infância |
author |
Cotovio, Susana Andreia Alves |
author_facet |
Cotovio, Susana Andreia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Maria Manuela de Sousa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotovio, Susana Andreia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Jardim de Infância Famílias Comunicação Participação Envolvimento Nursery school Nursery school Families Communication Participation Involvement |
topic |
Creche Jardim de Infância Famílias Comunicação Participação Envolvimento Nursery school Nursery school Families Communication Participation Involvement |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem por base a temática da relação com as famílias. O mesmo tem como intuito compreender as competências e estratégias a desenvolver como profissional em educação de infância no que concerne ao relacionamento com as famílias. Enquanto estagiária vivenciei duas práticas completamente distintas no que concerne á temática abordada. Uma em creche e outra em Jardim de Infância e onde identifiquei que a primeira poderia ser melhorada. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da investigação-ação. Foram utilizados como procedimentos de recolha de informação a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Foi ainda elaborado um questionário direcionado às educadoras cooperantes para identificar as suas conceções referentes a esta temática. Através deste estudo pude concluir que a relação escola/famílias só é praticável e eficaz quando a sua importância é reconhecida e valorizada pelas educadoras e respetivas equipas pedagógicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-06T12:22:10Z 2021-09 2021-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37633 TID:202888959 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37633 |
identifier_str_mv |
TID:202888959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135389478289408 |