Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Catarina Barradas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35961
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no contexto das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório focando-se na temática de aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro. Este procura promover as interações interpessoais entre crianças e os outros com vista a aprender a viver com os outros (adultos e grupo de pares), de modo a obterem melhores resultados nas aprendizagens, melhorar as relações sociais, diminuir os conflitos, tanto dentro da sala como nos tempos livres. Autores como Delors, Edgar Morin, e documentos referência da UNESCO fundamentaram diversas visões da aprendizagem que respondem atualmente um dos maiores desafios para a educação – participação cidadã num mundo sustentável. A metodologia utilizada neste estudo insere-se no processo de investigação-ação em que pude observar a minha prática de uma forma reflexiva, crítica e construtiva, Como instrumentos de produção de dados do estudo recorri às notas de campo realizadas em observação participante, observações não intrusivas das crianças em contexto de recreio registadas em grelhas; às reflexões semanais; planificações diárias; registos fotográficos e audiovisuais. Concluiu-se a evolução das relações interpessoais através das aprendizagens sociais (a pares ou pequenos grupos), da resolução de conflitos e a posição do professor/ educador nas interações; - Learning to live together, learning to live with each other Abstract: The present study was carried out in the context of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of learning to live together, learning to live with each other. This seeks to promote interpersonal interactions between children and others with a view to learning to live with others (adults and peer groups), in order to obtain better learning results, improve social relationships, reduce conflicts, both within the classroom like in free time. Authors such as Delors, Edgar Morin, and reference documents from UNESCO founded different visions of learning that currently respond to one of the biggest challenges for education – citizen participation in a sustainable world. The methodology used in this study is part of the action research process in which I was able to observe my practice in a reflective, critical and constructive way, As data production instruments for the study, I used field notes taken during participant observation, non-intrusive observations of children in the playground context recorded in grids; to weekly reflections; daily planning; photographic and audiovisual records. It was concluded the evolution of interpersonal relationships through social learning (in pairs or small groups), conflict resolution and the position of the teacher/educator in interactions.
id RCAP_1bcdee9d69fd122abaace858cef7119b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outroEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoEducação para a cidadaniaPreschool education1st cycle of basic educationCitizenship educationO presente relatório de estágio foi realizado no contexto das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório focando-se na temática de aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro. Este procura promover as interações interpessoais entre crianças e os outros com vista a aprender a viver com os outros (adultos e grupo de pares), de modo a obterem melhores resultados nas aprendizagens, melhorar as relações sociais, diminuir os conflitos, tanto dentro da sala como nos tempos livres. Autores como Delors, Edgar Morin, e documentos referência da UNESCO fundamentaram diversas visões da aprendizagem que respondem atualmente um dos maiores desafios para a educação – participação cidadã num mundo sustentável. A metodologia utilizada neste estudo insere-se no processo de investigação-ação em que pude observar a minha prática de uma forma reflexiva, crítica e construtiva, Como instrumentos de produção de dados do estudo recorri às notas de campo realizadas em observação participante, observações não intrusivas das crianças em contexto de recreio registadas em grelhas; às reflexões semanais; planificações diárias; registos fotográficos e audiovisuais. Concluiu-se a evolução das relações interpessoais através das aprendizagens sociais (a pares ou pequenos grupos), da resolução de conflitos e a posição do professor/ educador nas interações; - Learning to live together, learning to live with each other Abstract: The present study was carried out in the context of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of learning to live together, learning to live with each other. This seeks to promote interpersonal interactions between children and others with a view to learning to live with others (adults and peer groups), in order to obtain better learning results, improve social relationships, reduce conflicts, both within the classroom like in free time. Authors such as Delors, Edgar Morin, and reference documents from UNESCO founded different visions of learning that currently respond to one of the biggest challenges for education – citizen participation in a sustainable world. The methodology used in this study is part of the action research process in which I was able to observe my practice in a reflective, critical and constructive way, As data production instruments for the study, I used field notes taken during participant observation, non-intrusive observations of children in the playground context recorded in grids; to weekly reflections; daily planning; photographic and audiovisual records. It was concluded the evolution of interpersonal relationships through social learning (in pairs or small groups), conflict resolution and the position of the teacher/educator in interactions.Universidade de Évora2024-01-09T18:02:11Z2024-01-092023-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35961http://hdl.handle.net/10174/35961TID:203440200porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoana_96_goncalves@hotmail.com229Gonçalves, Ana Catarina Barradasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:49:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:43.897243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
title Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
spellingShingle Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
Gonçalves, Ana Catarina Barradas
Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Educação para a cidadania
Preschool education
1st cycle of basic education
Citizenship education
title_short Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
title_full Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
title_fullStr Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
title_full_unstemmed Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
title_sort Aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro
author Gonçalves, Ana Catarina Barradas
author_facet Gonçalves, Ana Catarina Barradas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Catarina Barradas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Educação para a cidadania
Preschool education
1st cycle of basic education
Citizenship education
topic Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Educação para a cidadania
Preschool education
1st cycle of basic education
Citizenship education
description O presente relatório de estágio foi realizado no contexto das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório focando-se na temática de aprender a viver juntos, aprender a viver com o outro. Este procura promover as interações interpessoais entre crianças e os outros com vista a aprender a viver com os outros (adultos e grupo de pares), de modo a obterem melhores resultados nas aprendizagens, melhorar as relações sociais, diminuir os conflitos, tanto dentro da sala como nos tempos livres. Autores como Delors, Edgar Morin, e documentos referência da UNESCO fundamentaram diversas visões da aprendizagem que respondem atualmente um dos maiores desafios para a educação – participação cidadã num mundo sustentável. A metodologia utilizada neste estudo insere-se no processo de investigação-ação em que pude observar a minha prática de uma forma reflexiva, crítica e construtiva, Como instrumentos de produção de dados do estudo recorri às notas de campo realizadas em observação participante, observações não intrusivas das crianças em contexto de recreio registadas em grelhas; às reflexões semanais; planificações diárias; registos fotográficos e audiovisuais. Concluiu-se a evolução das relações interpessoais através das aprendizagens sociais (a pares ou pequenos grupos), da resolução de conflitos e a posição do professor/ educador nas interações; - Learning to live together, learning to live with each other Abstract: The present study was carried out in the context of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of learning to live together, learning to live with each other. This seeks to promote interpersonal interactions between children and others with a view to learning to live with others (adults and peer groups), in order to obtain better learning results, improve social relationships, reduce conflicts, both within the classroom like in free time. Authors such as Delors, Edgar Morin, and reference documents from UNESCO founded different visions of learning that currently respond to one of the biggest challenges for education – citizen participation in a sustainable world. The methodology used in this study is part of the action research process in which I was able to observe my practice in a reflective, critical and constructive way, As data production instruments for the study, I used field notes taken during participant observation, non-intrusive observations of children in the playground context recorded in grids; to weekly reflections; daily planning; photographic and audiovisual records. It was concluded the evolution of interpersonal relationships through social learning (in pairs or small groups), conflict resolution and the position of the teacher/educator in interactions.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T00:00:00Z
2024-01-09T18:02:11Z
2024-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35961
http://hdl.handle.net/10174/35961
TID:203440200
url http://hdl.handle.net/10174/35961
identifier_str_mv TID:203440200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ana_96_goncalves@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136943325315072