O cyberbullying no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Telma Filipa Félix
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12825
Resumo: O cyberbullying pode ser caracterizado por um comportamento agressivo e intencional. Aproximadamente 20 a 40% dos jovens afirmam serem vítimas de cyberbullying (Patchin & Hinduja, 2006) e cerca de 11% a 17% afirmam ter molestado alguém. O presente estudo pretende caracterizar o cyberbullying numa amostra da população universitária. Foi utilizado o Questionário de Cyberbullying no Ensino Superior (QCES) que apresenta 4 Subescalas que avaliam Vítimas, Agressores, Observadores de Agressores e Observadores das vítimas. Na nossa amostra, com 229 indivíduos, 70,3 % (n=161) são do sexo feminino e 29,7 % (n=68) são do sexo masculino. Dos inquiridos que já foram vítimas deste tipo de agressão, 50,8 % frequentavam o ensino superior aquando da mesma. Nalguns dos resultados, a literatura ainda não é consensual. Como principal limitação deste estudo referimos o risco de a mesma pessoa poder responder mais do que uma vez ao questionário online, sem podermos controlar este efeito.
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