Estudo sobre o conhecimento dos pais acerca do cyberbullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17181
Resumo: O presente trabalho é um estudo no Concelho de Aveiro sobre o Cyberbullying do ponto de vista dos pais. Este fenómeno que atinge maioritariamente adolescentes deverá ser analisado para se apostar fortemente na prevenção e na redução de comportamentos de risco através da internet. Para a realização da presente investigação foi constituída uma amostra de 105 pais (pai e mãe) de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos de idade pertencentes a várias escolas de Aveiro. Através da administração de questionários aos pais, foi possível analisar diversas variáveis que poderão estar mais ou menos relacionadas com o conhecimento dos mesmos sobre o cyberbullying e, por sua vez, com os seus comportamentos de supervisão perante os filhos enquanto estes acedem à internet. Os resultados mais significativos revelaram que a maioria dos educandos nas idades mencionadas acede à internet, sendo que o dispositivo tecnológico mais utilizado é o computador (fixo/portátil). Por sua vez os conteúdos a que mais acedem são as redes sociais. A diferença entre sexos influencia o tipo de recursos tecnológicos a que acedem, assim como a utilização que fazem deles. Conclui-se que nos rapazes há uma maior predisposição para acederem a mais dispositivos e, com isto, experimentam mais modalidades eletrónicas, resultado que também vai ao encontro de algumas pesquisas realizadas anteriormente na área. Outro resultado interessante sugere que os encarregados de educação têm conhecimento sobre o cyberbullying e que manifestam comportamentos de supervisão (definem horários na utilização da internet e dialogam com os filhos). Além disso consideram que se deve apostar na prevenção, sobretudo na dinamização de atividades nas aulas.
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