A utilização das histórias na abordagem dos conteúdos no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Patrícia Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7536
Resumo: Com o presente trabalho pretendo relatar, de forma crítica, a prática de ensino supervisionada desenvolvida na unidade curricular de Estágio I (Educação Pré-Escolar). Esta unidade consta do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que integra a oferta educativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A prática de ensino supervisionada integra a componente prática da formação desse curso e faculta a atuação (estágio) dos formandos no contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estabelecido um período de um semestre para a permanência em cada um dos contextos. O enfoque deste relatório dissertativo são as histórias infantis e a sua utilização como estratégia pedagógica na abordagem dos conteúdos das diferentes áreas curriculares, no pré-escolar. No que concerne à metodologia que suportou a componente prática, destaca-se o facto de as histórias operarem como instrumento de integração, que funciona como núcleo global das aprendizagens, combinando objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares que sustêm as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Assim, através das histórias, as aprendizagens surgem de forma integrada e articulada, tornando-se mais eloquentes e mais atrativas e, concludentemente, mobilizadas com maior facilidade pelas crianças em outros contextos.
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