A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7295 |
Resumo: | O presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s). |
id |
RCAP_09eca66758c1544c77b0368caa728bb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7295 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiênciaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloJogoO presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s).GAMING OPERATION IN THE CONTEXT OF PRESCHOOL EDUCATION AND 1 CYCLE BASIC EDUCATION: REPORT OF AN EXPERIENCE This dissertative Report, indispensable in obtaining the Masters Degree in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of basic education, had as reference the supervised teaching practice, implemented in Infantário de Vila Real and Centro Escolar do Bairro de São Vivente de Paula. In this dissertative Report beyond carrying out a description of supervised teaching practice held in pre-school context and the 1st cycle of basic education, there is a matter of research that focuses on the importance of educational game in curriculum development in Preschool and 1st cycle of basic education, guiding students in their learning process. The games played a holistic function respecting to the development of humans, particularly during childhood. Therefore, the educational game has been essential in the practical component, since it allows the acquisition of skills in every child's developmental areas and simultaneously allows the child's development as a whole, as a human subject that grows as it is discovered himself and is recognized in relation to the other (s).2017-02-15T13:34:32Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7295porNunes, Diana da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:47.115152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
title |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
spellingShingle |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência Nunes, Diana da Costa Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Jogo |
title_short |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
title_full |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
title_fullStr |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
title_full_unstemmed |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
title_sort |
A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência |
author |
Nunes, Diana da Costa |
author_facet |
Nunes, Diana da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Diana da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Jogo |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Jogo |
description |
O presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-15T13:34:32Z 2017-02-15T00:00:00Z 2017-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7295 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137134341259264 |