A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Diana da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7295
Resumo: O presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s).
id RCAP_09eca66758c1544c77b0368caa728bb7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiênciaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloJogoO presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s).GAMING OPERATION IN THE CONTEXT OF PRESCHOOL EDUCATION AND 1 CYCLE BASIC EDUCATION: REPORT OF AN EXPERIENCE This dissertative Report, indispensable in obtaining the Masters Degree in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of basic education, had as reference the supervised teaching practice, implemented in Infantário de Vila Real and Centro Escolar do Bairro de São Vivente de Paula. In this dissertative Report beyond carrying out a description of supervised teaching practice held in pre-school context and the 1st cycle of basic education, there is a matter of research that focuses on the importance of educational game in curriculum development in Preschool and 1st cycle of basic education, guiding students in their learning process. The games played a holistic function respecting to the development of humans, particularly during childhood. Therefore, the educational game has been essential in the practical component, since it allows the acquisition of skills in every child's developmental areas and simultaneously allows the child's development as a whole, as a human subject that grows as it is discovered himself and is recognized in relation to the other (s).2017-02-15T13:34:32Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7295porNunes, Diana da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:47.115152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
title A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
spellingShingle A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
Nunes, Diana da Costa
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Jogo
title_short A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
title_full A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
title_fullStr A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
title_full_unstemmed A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
title_sort A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência
author Nunes, Diana da Costa
author_facet Nunes, Diana da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Diana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Jogo
topic Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Jogo
description O presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15T13:34:32Z
2017-02-15T00:00:00Z
2017-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7295
url http://hdl.handle.net/10348/7295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137134341259264