Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11566 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, está inserido na minha Prática de Ensino Supervisionada, pretende evidenciar todo o trabalho e experiências obtidas nos três ciclos do Ensino Básico e ainda, a reflexão acerca da problemática decorrida durante a minha PES. Devido às especificidades das turmas de estágio de 1º e 3º Ciclos, nomeadamente alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE), procurei encontrar a melhor metodologia a utilizar nas aulas. Após a revisão da literatura e adequação dos autores mais relevantes decidi que a musicoterapia seria o caminho mais indicado a seguir. Para a recolha de dados, recorri à observação direta e ao registo de notas de campo. O objetivo principal da minha PES foi tentar incutir o gosto pela Educação Musical nos alunos das turmas em que lecionei, procurando a inclusão total de todos os alunos Os dados obtidos e registados ao longo dos três ciclos de ensino, revelam que os objetivos traçados foram atingidos com sucesso. Não só foi notório o aumento do gosto pela aprendizagem da música como também o incremento da motivação de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_09656232c0b3fff82b1b9bd6943a5b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoMusicoterapiaNecessidades educativas especiaisEnsino-aprendizagemInclusãoO presente relatório de estágio, está inserido na minha Prática de Ensino Supervisionada, pretende evidenciar todo o trabalho e experiências obtidas nos três ciclos do Ensino Básico e ainda, a reflexão acerca da problemática decorrida durante a minha PES. Devido às especificidades das turmas de estágio de 1º e 3º Ciclos, nomeadamente alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE), procurei encontrar a melhor metodologia a utilizar nas aulas. Após a revisão da literatura e adequação dos autores mais relevantes decidi que a musicoterapia seria o caminho mais indicado a seguir. Para a recolha de dados, recorri à observação direta e ao registo de notas de campo. O objetivo principal da minha PES foi tentar incutir o gosto pela Educação Musical nos alunos das turmas em que lecionei, procurando a inclusão total de todos os alunos Os dados obtidos e registados ao longo dos três ciclos de ensino, revelam que os objetivos traçados foram atingidos com sucesso. Não só foi notório o aumento do gosto pela aprendizagem da música como também o incremento da motivação de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.The present report is inserted in my Supervised Teaching Practice (STP), to show all work and experiences obtained in the three cycles of basic education and also the reflection about the problematic occurred during my STP. Due to the specificities of stage classes of first and third cycle namely students with Special Education Needs, I sought to find the best methodology to use in the classes. After revision of literature and adequacy of the most better way to follow. For the data collect I resorted to direct observation and to registration of camp notes. The main objectify of my STP was try to include the pleasure for musical education in our students, searching for the total inclusion of the students with special education needs. The data obtained and registered during the three cycles of school teaching reveal that the objectives planed wired obtained with success. It was evident the augmentation of pleasure of learning music as well as implementation of motivation of all the intervenient of the process teaching-learning.Líbano, Ricardo Nuno Chéu FigueiraBiblioteca Digital do IPBCruz, Sara Marlene Valadares2015-01-14T17:58:23Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11566TID:201028379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:08.062461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Cruz, Sara Marlene Valadares Musicoterapia Necessidades educativas especiais Ensino-aprendizagem Inclusão |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Cruz, Sara Marlene Valadares |
author_facet |
Cruz, Sara Marlene Valadares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Líbano, Ricardo Nuno Chéu Figueira Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Sara Marlene Valadares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musicoterapia Necessidades educativas especiais Ensino-aprendizagem Inclusão |
topic |
Musicoterapia Necessidades educativas especiais Ensino-aprendizagem Inclusão |
description |
O presente relatório de estágio, está inserido na minha Prática de Ensino Supervisionada, pretende evidenciar todo o trabalho e experiências obtidas nos três ciclos do Ensino Básico e ainda, a reflexão acerca da problemática decorrida durante a minha PES. Devido às especificidades das turmas de estágio de 1º e 3º Ciclos, nomeadamente alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE), procurei encontrar a melhor metodologia a utilizar nas aulas. Após a revisão da literatura e adequação dos autores mais relevantes decidi que a musicoterapia seria o caminho mais indicado a seguir. Para a recolha de dados, recorri à observação direta e ao registo de notas de campo. O objetivo principal da minha PES foi tentar incutir o gosto pela Educação Musical nos alunos das turmas em que lecionei, procurando a inclusão total de todos os alunos Os dados obtidos e registados ao longo dos três ciclos de ensino, revelam que os objetivos traçados foram atingidos com sucesso. Não só foi notório o aumento do gosto pela aprendizagem da música como também o incremento da motivação de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-14T17:58:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/11566 TID:201028379 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/11566 |
identifier_str_mv |
TID:201028379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135259367833600 |