Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sara Marlene Valadares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11566
Resumo: O presente relatório de estágio, está inserido na minha Prática de Ensino Supervisionada, pretende evidenciar todo o trabalho e experiências obtidas nos três ciclos do Ensino Básico e ainda, a reflexão acerca da problemática decorrida durante a minha PES. Devido às especificidades das turmas de estágio de 1º e 3º Ciclos, nomeadamente alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE), procurei encontrar a melhor metodologia a utilizar nas aulas. Após a revisão da literatura e adequação dos autores mais relevantes decidi que a musicoterapia seria o caminho mais indicado a seguir. Para a recolha de dados, recorri à observação direta e ao registo de notas de campo. O objetivo principal da minha PES foi tentar incutir o gosto pela Educação Musical nos alunos das turmas em que lecionei, procurando a inclusão total de todos os alunos Os dados obtidos e registados ao longo dos três ciclos de ensino, revelam que os objetivos traçados foram atingidos com sucesso. Não só foi notório o aumento do gosto pela aprendizagem da música como também o incremento da motivação de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.
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