Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1257 |
Resumo: | Em Portugal assiste-se a uma crescente diversidade de alunos que frequentam as escolas de ensino regular. O Ministério da Educação aponta o ano de 2013 como data limite para a inclusão de todos os alunos com necessidades educativas especiais (N.E.E). A promoção de práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que procuram acolher a diferença como uma riqueza que é património de todos (César, 2003). O professor tem um papel relevante no processo ensino/aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Este não é definido de uma só vez, pois a estrutura e as técnicas são modificadas em função das realidades de cada turma e dos indivíduos que a constituem. Desta forma, para que a criança, portadora de deficiência mental, se desenvolva de forma plena, a partir das suas potencialidades, torna-se necessário que tanto os profissionais como os pais sejam envolvidos na sua educação, delineando em conjunto um plano de estratégias de intervenção, de acordo com a capacidade e estilo de aprendizagem de cada uma. A prática profissional tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo. |
id |
RCAP_44187eb71799db59d255c0bb975a1fcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaInclusãonecessidades educativas especiaisdeficiência mentalprofessorEm Portugal assiste-se a uma crescente diversidade de alunos que frequentam as escolas de ensino regular. O Ministério da Educação aponta o ano de 2013 como data limite para a inclusão de todos os alunos com necessidades educativas especiais (N.E.E). A promoção de práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que procuram acolher a diferença como uma riqueza que é património de todos (César, 2003). O professor tem um papel relevante no processo ensino/aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Este não é definido de uma só vez, pois a estrutura e as técnicas são modificadas em função das realidades de cada turma e dos indivíduos que a constituem. Desta forma, para que a criança, portadora de deficiência mental, se desenvolva de forma plena, a partir das suas potencialidades, torna-se necessário que tanto os profissionais como os pais sejam envolvidos na sua educação, delineando em conjunto um plano de estratégias de intervenção, de acordo com a capacidade e estilo de aprendizagem de cada uma. A prática profissional tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-17T13:39:16Z2013-02-172011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1257http://hdl.handle.net/10314/1257porCoelho, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:33Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:16.506312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Coelho, Ana Inclusão necessidades educativas especiais deficiência mental professor |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Coelho, Ana |
author_facet |
Coelho, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão necessidades educativas especiais deficiência mental professor |
topic |
Inclusão necessidades educativas especiais deficiência mental professor |
description |
Em Portugal assiste-se a uma crescente diversidade de alunos que frequentam as escolas de ensino regular. O Ministério da Educação aponta o ano de 2013 como data limite para a inclusão de todos os alunos com necessidades educativas especiais (N.E.E). A promoção de práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que procuram acolher a diferença como uma riqueza que é património de todos (César, 2003). O professor tem um papel relevante no processo ensino/aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Este não é definido de uma só vez, pois a estrutura e as técnicas são modificadas em função das realidades de cada turma e dos indivíduos que a constituem. Desta forma, para que a criança, portadora de deficiência mental, se desenvolva de forma plena, a partir das suas potencialidades, torna-se necessário que tanto os profissionais como os pais sejam envolvidos na sua educação, delineando em conjunto um plano de estratégias de intervenção, de acordo com a capacidade e estilo de aprendizagem de cada uma. A prática profissional tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-01T00:00:00Z 2013-02-17T13:39:16Z 2013-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1257 http://hdl.handle.net/10314/1257 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136903051608064 |