O impacto da marca Netflix na escolha de conteúdo audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Miguel Maria Leal Barona
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43820
Resumo: Esta dissertação investiga as preferências de plataforma dos consumidores no sector dos serviços de streaming, com um foco específico na “Netflix”. Através de um inquérito cuidadosamente elaborado com cartazes simulados de plataformas líderes como a “HBO”, a “Netflix” e a “Disney Plus”, o estudo teve como objetivo descobrir os processos de decisão subconscientes dos consumidores através da seleção desses cartazes, num processo dividido em 3 fases, sem qualquer informação descritiva sobre os mesmos. Durante a realização do inquérito 77% dos participantes elegeram a “Netlix” como a sua plataforma preferida, contudo, a fase de avaliação dos cartazes do inquérito revelou um cenário complexo e diversificado onde esta preferência não se manifestou. As escolhas variadas dos participantes desafiaram a noção de lealdade a uma plataforma fixa, mostrando uma compreensão diferenciada das suas preferências. A investigação fornece informações valiosas sobre as seleções dos consumidores, destacando a sua natureza perspicaz e as suas preferências individuais em termos de conteúdos. Este facto desafia os pressupostos tradicionais e realça o papel influente do consumidor moderno na formação do setor do streaming.
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