Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35275 |
Resumo: | O bullying em contexto escolar tem-se revelado um problema de saúde pública, sendo que, de entre os diversos fatores de risco que estão na sua origem, destacam-se as vulnerabilidades associadas às competências socioemocionais (Lines, 2008), nomeadamente o autoconceito e empatia. Neste sentido, no âmbito do Projeto ACT – Aprender Com Todos, o presente estudo tem como objetivo caracterizar o bullying e explorar a sua relação com o autoconceito e empatia, junto de uma amostra de jovens do 3º ciclo que frequentam uma escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária). Para o efeito, administraram-se quatro instrumentos: i) Questionário Sociodemográfico; ii) Questionário sobre Comportamentos de Bullying; iii) Escala de Empata Básica; e iv) Escala de Autoconceito de Piers-Harris. Dos resultados obtidos, destaca-se a correlação significativa negativa entre vitimação e autoconceito, a ausência de associação entre empatia e bullying, bem como as diferenças significativas entre comportamentos de vitimação e bullying em função do género. Os resultados são discutidos à luz da psicologia da justiça e do comportamento desviante, procurando refletir sobre boas práticas com vista à prevenção do bullying. |
id |
RCAP_0974f1edf09261198dccd8c1820c9a2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIPBullyingVitimaçãoAutoconceitoEmpatiaJovensVictimizationSelf-conceptEmpathyAdolescentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO bullying em contexto escolar tem-se revelado um problema de saúde pública, sendo que, de entre os diversos fatores de risco que estão na sua origem, destacam-se as vulnerabilidades associadas às competências socioemocionais (Lines, 2008), nomeadamente o autoconceito e empatia. Neste sentido, no âmbito do Projeto ACT – Aprender Com Todos, o presente estudo tem como objetivo caracterizar o bullying e explorar a sua relação com o autoconceito e empatia, junto de uma amostra de jovens do 3º ciclo que frequentam uma escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária). Para o efeito, administraram-se quatro instrumentos: i) Questionário Sociodemográfico; ii) Questionário sobre Comportamentos de Bullying; iii) Escala de Empata Básica; e iv) Escala de Autoconceito de Piers-Harris. Dos resultados obtidos, destaca-se a correlação significativa negativa entre vitimação e autoconceito, a ausência de associação entre empatia e bullying, bem como as diferenças significativas entre comportamentos de vitimação e bullying em função do género. Os resultados são discutidos à luz da psicologia da justiça e do comportamento desviante, procurando refletir sobre boas práticas com vista à prevenção do bullying.Bullying in school context has proven to be a public health problem, whereby among the several risk factors that are at the origin of bullying situations, the vulnerabilities associated with socioemotional skills (Lines, 2008), namely self-concept and empathy. In this sense, within the scope of the ACT – Aprender Com Todos, this study aims to characterise bullying and explore its relationship with self-concept and empathy among a sample of adolescents from the 3rd cycle attending a TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) school. Four instruments were used for this purpose: i) Sociodemographic Questionnaire; ii) Questionnaire on Bullying Behaviors; iii) Basic Empathy Scale; and iv) Piers-Harris Selfconcept Scale to a sample of 107 young people from the 3rd cycle. Among the results obtained, we highlight the significant negative correlation between victimization and self-concept, the lack of association between empathy and bullying, as well as the significant differences between victimization and bullying behaviors according to gender. The results are discussed in the light of the psychology of justice and deviant behavior, seeking to reflect on good practices in order to prevent bullying.Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoCosta, Marisa Raquel da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Alexandra Martins2021-09-28T14:14:47Z2021-07-162021-072021-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35275TID:202750647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:38.737249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
title |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
spellingShingle |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP Marques, Alexandra Martins Bullying Vitimação Autoconceito Empatia Jovens Victimization Self-concept Empathy Adolescents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
title_full |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
title_fullStr |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
title_full_unstemmed |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
title_sort |
Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia : um estudo exploratório numa Escola TEIP |
author |
Marques, Alexandra Martins |
author_facet |
Marques, Alexandra Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo Costa, Marisa Raquel da Silva Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Alexandra Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Vitimação Autoconceito Empatia Jovens Victimization Self-concept Empathy Adolescents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Bullying Vitimação Autoconceito Empatia Jovens Victimization Self-concept Empathy Adolescents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O bullying em contexto escolar tem-se revelado um problema de saúde pública, sendo que, de entre os diversos fatores de risco que estão na sua origem, destacam-se as vulnerabilidades associadas às competências socioemocionais (Lines, 2008), nomeadamente o autoconceito e empatia. Neste sentido, no âmbito do Projeto ACT – Aprender Com Todos, o presente estudo tem como objetivo caracterizar o bullying e explorar a sua relação com o autoconceito e empatia, junto de uma amostra de jovens do 3º ciclo que frequentam uma escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária). Para o efeito, administraram-se quatro instrumentos: i) Questionário Sociodemográfico; ii) Questionário sobre Comportamentos de Bullying; iii) Escala de Empata Básica; e iv) Escala de Autoconceito de Piers-Harris. Dos resultados obtidos, destaca-se a correlação significativa negativa entre vitimação e autoconceito, a ausência de associação entre empatia e bullying, bem como as diferenças significativas entre comportamentos de vitimação e bullying em função do género. Os resultados são discutidos à luz da psicologia da justiça e do comportamento desviante, procurando refletir sobre boas práticas com vista à prevenção do bullying. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28T14:14:47Z 2021-07-16 2021-07 2021-07-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/35275 TID:202750647 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/35275 |
identifier_str_mv |
TID:202750647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132005516967936 |