A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ricardo Nuno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2338
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_d3e14fbc577d8f1431492919a0c46c46
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estimaBullyingAutoconceitoAutoestimaBullyingSelf-conceptSelf-esteemDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia EducacionalÉ uma preocupação constante os problemas da violência nas escolas, sendo difundidas pelos mais diversos meios de comunicação. O fenómeno do bullying e sua complexidade é cada vez mais relevante nas investigações e prática educativa pelos problemas que acarreta aos alunos a nível académico e social. A investigação tem vindo a dar enfâse à relação deste fenómeno com o autoconceito e autoestima, segundo os quais determinantes para a prevenção/intervenção do fenómeno. Este estudo teve uma amostra de 99 participantes do 6°, 7º e 8º ano de escolaridade de duas escolas do distrito de Lisboa, que responderam a dois questionários: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e Escala do Autoconceito para Adolescentes. Deste modo, tivemos por objectivo verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos vários domínios do autoconceito e da autoestima global relativamente aos diferentes intervenientes de bullying. Concluímos diferenças estatisticamente significativas nas dimensões de aceitação social (entre agressores M= 3.45 e vítimas M = 2,76) amizades íntimas (entre não envolvidos M = 3,31 e vítimas M = 2,59) e atração romântica (entre agressores M = 3,00 e vítima M = 2,15). ------ ABSTRACT ------- Violence in schools is constant issue of concern and is becoming a social media phenomenon. Research on bullying and its complexity is crucial due to the social and academic problems associated and the students affected by it. Research on this issue gives emphasis on self-concept and self-esteem, both of these are considered key to prevention/intervention regarding bullying. The present study was carried with a sample of 99 participants from the 6th, 7th and 8th grade; all participants are from the Lisbon District and have answered to two polls: Poll on Social Exclusion and Violence in School and the Pool on Self-Concept for Teens. I intend to verify if there signifícant statistical differences regarding the diffcrent areas of self-concept, and global selfe-esteem regarding those affected by bullying. I conclude that there are signifícant statistical differences regarding social acceptance (between aggressors M = 3,45 and victims M = 2,67), intimate friendship (between non-participants M = 3,31 and victims M = 2,59) and romantic attraction (between aggressors M = 3,00 and victims M = 2,15).ISPA - Instituto UniversitárioMorgado, JoséRepositório do ISPAFernandes, Ricardo Nuno2013-07-22T18:48:37Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:16Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:19.842509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
title A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
spellingShingle A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
Fernandes, Ricardo Nuno
Bullying
Autoconceito
Autoestima
Bullying
Self-concept
Self-esteem
title_short A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
title_full A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
title_fullStr A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
title_full_unstemmed A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
title_sort A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estima
author Fernandes, Ricardo Nuno
author_facet Fernandes, Ricardo Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ricardo Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Autoconceito
Autoestima
Bullying
Self-concept
Self-esteem
topic Bullying
Autoconceito
Autoestima
Bullying
Self-concept
Self-esteem
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-22T18:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2338
url http://hdl.handle.net/10400.12/2338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130064554557440