Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouro, Ana Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3585
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_2529bcc3be29549ef082d80c0d446bec
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º cicloBullyingVariáveis sociodemográficasAutoconceitoSocio-demographic variablesSelf-conceptDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioTendo como ponto de referência a variedade de resultados obtidos nos diversos trabalhos sobre o fenómeno bullying entre pares, o principal objectivo deste estudo é contribuir para o conhecimento das várias manifestações que estas condutas podem assumir e perceber de que forma se relacionam com algumas variáveis sociodemográficas (género, ano de escolaridade e idade) e com o autoconceito. Numa amostra de 192 participantes do 3º ciclo do Concelho de Lisboa, através do Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE) e da Escala de Autoconceito para Adolescentes, verificámos que as condutas de bullying mais frequentes remetem para comportamentos de exclusão social e verbal. Em relação às variáveis sociodemográficas apenas encontrámos diferenças significativas em relação ao género. Os rapazes evidenciaram participar com mais frequência em condutas de agressão, quer de “exclusão social e verbal” quer físicas, comparativamente às raparigas. Procedemos igualmente à identificação das vítimas, agressores, vítimas-agressivas e aos não envolvidos. Estes quatro grupos demonstraram diferenças significativas entre si em relação aos domínios do autoconceito (social, aparência física, atracção romântica) e à auto-estima.ABSTRACT: Taking into account the variety of results obtained in wide range of studies about the phenomenon of bullying amongst peers, the aim of the present study is to contribute to the understanding of the several forms these behaviours can take, and appreciate in which way do these bear relation to certain socio-demographic (e.g. gender, year of study, age) and self-concept variables. A sample comprising 192 participants of middle school students from Lisbon County, were administered the Social Exclusion and School-related Violence Questionnaire (QEVE). The results indicate that most frequent display of bullying behaviours correlate with social and verbal exclusion behaviours. Regarding the socio-demographic variables, the most significant differences were only found at the level of gender relations. The boys reported higher overall rates of both “social exclusion and verbal” and physical aggressive behaviour when compared with girls. The study also identified four other groups, the victims, aggressors, victim-aggressors and non-involved. Results point towards significant differences amongst these groups in the selfconcept categories (social, physical, appearance, romantic attraction) and in self-esteem.Silva, Ana CristinaRepositório do ISPAMouro, Ana Catarina Ferreira2015-04-18T09:53:18Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:25Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:28.627073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
title Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
spellingShingle Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
Mouro, Ana Catarina Ferreira
Bullying
Variáveis sociodemográficas
Autoconceito
Socio-demographic variables
Self-concept
title_short Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
title_full Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
title_fullStr Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
title_full_unstemmed Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
title_sort Relação entre comportamentos de bullying, variáveis sociodemográficas, autoconceito e auto-estima em alunos do 3º ciclo
author Mouro, Ana Catarina Ferreira
author_facet Mouro, Ana Catarina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Cristina
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouro, Ana Catarina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Variáveis sociodemográficas
Autoconceito
Socio-demographic variables
Self-concept
topic Bullying
Variáveis sociodemográficas
Autoconceito
Socio-demographic variables
Self-concept
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2015-04-18T09:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3585
url http://hdl.handle.net/10400.12/3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130075421999104