Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28400 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde. |
id |
RCAP_097e1c941c30a857d4c72e865ba78e76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/28400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forensesEuro4Science 2.0Ciências ForensesEducação ambientalEducação para a SaúdeEstratégia educativaMala ForenseO presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde.The present work seeks to address the Forensic Sciences as an educational strategy in the fight against school drop-out and disinterest in STEM identified in the educational system. The Euro4Science 2.0 Project, which integrates this master’s thesis, and always exploring the "CSI" effect in schools, aims to elaborate protocols of scientific activities with a forensic approach, that allows to address in the classroom, in a dynamic and interactive way, the Environmental Education and Health Education thematic that are part of the curriculum in pre-school, 1st, 2nd and 3rd cycles of middle school and high school education. The "Forensic Toolbox" has material and manuals to support the proposed activities, and in the scope of this work, the following topics were elaborated: theoretical contextualization for each subject, suggestions of real forensic cases, protocols of the activities and final questionnaires to consolidate students' knowledge. An evaluation of the "Forensic Toolbox" was carried out by conducting opinion inquiries for students and teachers, as well as inquiries for pedagogical evaluation of activities in the themes of Environment and Health.2020-05-06T12:47:36Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28400porMedina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:56Zoai:ria.ua.pt:10773/28400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:57.254517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
title |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
spellingShingle |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira Euro4Science 2.0 Ciências Forenses Educação ambiental Educação para a Saúde Estratégia educativa Mala Forense |
title_short |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
title_full |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
title_fullStr |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
title_full_unstemmed |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
title_sort |
Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses |
author |
Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira |
author_facet |
Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Euro4Science 2.0 Ciências Forenses Educação ambiental Educação para a Saúde Estratégia educativa Mala Forense |
topic |
Euro4Science 2.0 Ciências Forenses Educação ambiental Educação para a Saúde Estratégia educativa Mala Forense |
description |
O presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01T00:00:00Z 2019-12 2020-05-06T12:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/28400 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/28400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137665319174144 |