Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28400
Resumo: O presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde.
id RCAP_097e1c941c30a857d4c72e865ba78e76
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forensesEuro4Science 2.0Ciências ForensesEducação ambientalEducação para a SaúdeEstratégia educativaMala ForenseO presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde.The present work seeks to address the Forensic Sciences as an educational strategy in the fight against school drop-out and disinterest in STEM identified in the educational system. The Euro4Science 2.0 Project, which integrates this master’s thesis, and always exploring the "CSI" effect in schools, aims to elaborate protocols of scientific activities with a forensic approach, that allows to address in the classroom, in a dynamic and interactive way, the Environmental Education and Health Education thematic that are part of the curriculum in pre-school, 1st, 2nd and 3rd cycles of middle school and high school education. The "Forensic Toolbox" has material and manuals to support the proposed activities, and in the scope of this work, the following topics were elaborated: theoretical contextualization for each subject, suggestions of real forensic cases, protocols of the activities and final questionnaires to consolidate students' knowledge. An evaluation of the "Forensic Toolbox" was carried out by conducting opinion inquiries for students and teachers, as well as inquiries for pedagogical evaluation of activities in the themes of Environment and Health.2020-05-06T12:47:36Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28400porMedina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:56Zoai:ria.ua.pt:10773/28400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:57.254517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
title Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
spellingShingle Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira
Euro4Science 2.0
Ciências Forenses
Educação ambiental
Educação para a Saúde
Estratégia educativa
Mala Forense
title_short Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
title_full Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
title_fullStr Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
title_full_unstemmed Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
title_sort Propostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forenses
author Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira
author_facet Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Euro4Science 2.0
Ciências Forenses
Educação ambiental
Educação para a Saúde
Estratégia educativa
Mala Forense
topic Euro4Science 2.0
Ciências Forenses
Educação ambiental
Educação para a Saúde
Estratégia educativa
Mala Forense
description O presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01T00:00:00Z
2019-12
2020-05-06T12:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28400
url http://hdl.handle.net/10773/28400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137665319174144